Projeto leva recuperação de reserva legal para a Vila Rural Nova Vida


  

Uma parceria entre a Prefeitura de Paranavaí, o Colégio Marins Alves de Camargo, o IAP (Instituto Ambiental do Paraná), o Núcleo Regional de Educação, a Unicred, a Unimed e a Associação dos Moradores da Vila Rural Nova Vida levou alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente para realização do plantio de mudas nativas.

A idéia é recuperar a reserva de plantas nativas e garantir, ao mesmo tempo, geração de renda para os moradores da vila rural.

Além de cuidar das plantas nativas, os produtores terão a oportunidade de cultivar milho e mandioca. Trata-se de um sistema de recuperação consorciada, por meio do qual os moradores da vila rural serão responsáveis pelo cuidado da mata, mantendo a área limpa e garantindo que as árvores cresçam. Cada vileiro tem um pedaço de terra para cuidar.

Hoje (25/04), foram plantadas 2 mil mudas de espécies nativas e foram feitos o gradeamento e o terraceamento da área. As mudas utilizadas para a realização do projeto são do viveiro mantido pela Prefeitura e pelo IAP. O projeto de recuperação de reservas legais do IAP já foi realizado na Vila Rural São João e deu certo. Por esse motivo, a Secretaria de Meio Ambiente e a Secretaria de Agricultura já estudam formas de levar a idéia para todas as vilas rurais de Paranavaí.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto