Postar no X
A partir de 7 de janeiro de 2008, a Prefeitura de Paranavaí vai reforçar o trabalho de erradicação de murtas por toda a cidade.
Para essa nova etapa do trabalho, o município conta com o apoio do setor industrial. A Citri e a Cocamar serão parceiras da Prefeitura no combate à planta que pode prejudicar a citricultura, por ser portadora de uma bactéria causadora do Greening, considerada a pior doença dos citros em todo o mundo.
Na prática, a parceria será feita da seguinte forma: a Prefeitura irá disponibilizar um caminhão para fazer o recolhimento das árvores e às indústrias caberá o papel de formar a equipe de trabalhadores para a erradicação das murtas. Os moradores serão informados sobre as datas de execução dos serviços em cada bairro.
As pessoas que ainda tiverem plantações de murta serão informadas sobre a necessidade de fazer a erradicação. Caso não seja feita, o morador receberá uma notificação e a multa para quem não fizer o corte é de R$ 200. O valor será dobrado se houver necessidade de uma segunda notificação, e assim sucessivamente.
O combate às murtas é importante para proteger a citricultura, fundamental para a economia de Paranavaí, já que as plantações de laranja geram uma riqueza de aproximadamente R$ 150 milhões todos os anos e 10 mil empregos diretos. A expectativa dos produtores é de que haja um aumento de 20% no cultivo da fruta em 2008.
Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí