Postar no X
Produtores rurais do Noroeste do Paraná estão tendo a oportunidade de conhecer melhor o Programa de Irrigação Noturna e tirar dúvidas pessoalmente com técnicos do instituto Emater e da Copel, em uma série de encontros realizados nos municípios com maior potencial de aproveitamento do sistema.
Os primeiros eventos foram realizados em Loanda, Cruzeiro do Sul e Paranavaí, reunindo cerca de 150 produtores rurais. O próximo encontro está marcado para esta quinta-feira, às 14h, em Querência do Norte, no escritório do Emater.
A região Noroeste concentra a maior parte dos produtores que estão utilizando a irrigação noturna, um grupo que já totaliza 522 agricultores e criadores de gado, em todo o Paraná.
Nas reuniões, são explicados os critérios para inclusão e os benefícios oferecidos pelo programa, que garante cerca de 60% de desconto na tarifa de energia elétrica utilizada no período entre 21h e 6h. A contagem do consumo é feita por um sistema de medição instalado exclusivamente com essa finalidade e que só é disponibilizado após a emissão de um laudo, pelo Emater, comprovando que o uso da irrigação não comprometerá os recursos hídricos da região, além do pagamento de uma taxa de adesão ao programa.
Os encontros são abertos para toda comunidade, já que a irrigação pode ser utilizada em culturas tão diversas quanto o café, a fruticultura e a criação de gado leiteiro.
Um exemplo é a propriedade de Leones Mochi, localizada no município de Colorado, a 80 quilômetros de Maringá. Com a implantação da irrigação e o desconto oferecido pelo programa, ele pôde dispensar uma área arrendada de 10 alqueires e passou a criar o rebanho leiteiro apenas na área da qual é proprietário. A razão para essa mudança é que, com a irrigação e o conseqüente crescimento da pastagem, o produtor conseguiu aumentar a concentração de cabeças de gado por alqueire em nada menos que cinco vezes.
Para inscrever-se no Programa de Irrigação Noturna, os interessados podem procurar o escritório do Emater em seu município. Os técnicos do instituto fazem uma avaliação das vantagens que podem ser obtidas com a implantação da irrigação noturna e, caso o programa seja considerado apropriado para o cultivo em questão, o pedido de inclusão é encaminhado à Copel.
Mais informações sobre o programa e a ficha de inscrição também podem ser obtidas nos escritórios da Copel, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab) e da Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa). No mês de setembro, Emater e Copel têm encontros programados para Nova Londrina e Maringá.
Fonte: Agência Estadual de Notícias