Postar no X
A Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza, que terminaria nesta sexta-feira (9/5), foi prorrogada em todo o país por determinação do Ministério da Saúde. Em Paranavaí, onde 70% do público alvo (13.571 pessoas) foi imunizado – sem computar doentes crônicos -, a campanha segue até a próxima sexta-feira, 16/5.
Veja também: Campanha de vacinação contra gripe termina na sexta-feira. Apenas 31,44% do público alvo foi imunizado
Segundo a coordenadora do Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Rita de Cássia Fadel, caso o prazo ainda não seja suficiente para atingir a meta de imunização entre o grupo prioritário, a Secretaria poderá prorrogar a campanha por mais uma semana.
Fazem parte do grupo prioritário para a vacinação, crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); e pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.
Segurança - Para a realização da campanha, o Ministério da Saúde distribuiu 53,5 milhões de doses, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).
A vacina contra gripe é segura e evita o agravamento da doença, internações e, até mesmo, óbitos por influenza. Estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.
Todas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário devem se dirigir aos postos de saúde com o cartão de vacinação. As pessoas com doenças crônicas devem apresentar também prescrição médica no ato da vacinação. Aqueles pacientes que já fazem parte de programas de controle das doenças crônicas do SUS, devem se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receber a vacina.
Após a aplicação da dose, podem ocorrer dor no local da injeção e o endurecimento leve da pele, manifestações que geralmente passam em 48 horas.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí