Postar no X
A Secretaria Municipal de Saúde de Paranavaí já está desenvolvendo os trabalhos educativos para prevenção das DST/ HIV/AIDS durante esse carnaval. Serão realizadas diversas ações, tais como a entrega de materiais educativos e preservativos em grande quantidade. O objetivo é levantar a bandeira por um carnaval alegre e com responsabilidade.
De acordo Roseli de Oliveira Borges, coordenadora do Sinas (Sistema Integrado de Atendimento em Saúde), toda a periferia da cidade está sendo trabalhada por meio das Unidades Básicas de Saúde e equipes do Programa Saúde da Família, com orientação aos foliões e entrega do material disponível.
O centro da cidade também será trabalhado pelos profissionais da saúde com o apoio da 14ª Regional de Saúde, grupo da Terceira Idade do Sesc e a ONG Gotas de Esperança. A campanha conta ainda com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde - SESA e do Ministério da Saúde.
Como acontecem todos os anos, o bloco anti-Aids, da Secretaria Municipal de Saúde, percorrerá os clubes que promoverão bailes de carnaval. Trajados com camisetas da campanha, os integrantes do bloco divulgarão o slogan deste ano que tem como mensagem: “Neste carnaval faça da camisinha a sua fantasia”.
“A importância de todos os foliões, homens e mulheres, levarem consigo o preservativo durante esse período de festas, está no fato de que, entre outros sentimentos, a alegria e a sensualidade são fortemente desencadeados pelo efeito da musicalidade das bandas e da maior aproximação entre as pessoas, aumentando assim a probabilidade da prática de sexo”, explica Roseli. “Tudo isso associado ao uso de bebidas alcoólicas e/ou outras drogas, todas com capacidade de modificar o comportamento das pessoas, deixando-as mais desinibidas, levando as mesmas a atitudes que poderão trazer consequências drásticas, muitas vezes irreversíveis para a vida dos foliões e de suas famílias”, completa ela.
De acordo com a coordenadora, os prazeres da música, da dança, da alegria, do amor, entre outros, não podem, em momento algum, apagar da mente dos foliões a fragilidade do corpo humano, quando entra em questão a transmissão de doenças e os efeitos maléficos das drogas.
“Importante ressaltar que o foco da festa é a alegria, portanto, não se pode perder de vista a saúde e o bem estar de todos. Prestar atenção naquilo que se está ingerindo, nos relacionamentos, amorosos ou não, quem e como está dirigindo, entre outros cuidados, é de fundamental importância para que tudo seja realmente alegria”, destaca.
Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí