Postar no X
A Secretaria da Saúde divulgou os 20 municípios que apresentam o maior Índice de Infestação Predial (IIP) do mosquito transmissor da dengue. O levantamento é feito pelas prefeituras e serve como parâmetro para identificação de focos e possíveis epidemias da doença. As regionais de Maringá e de Paranavaí são as que apresentaram maior número de cidades com IIP elevado e Paranavaí é a sétima cidade com maior IIP no Paraná.
Secretaria da Saúde divulga índices de infestação do mosquito da dengue
Em percentual de infestação, o município de Guaraci, próximo a Londrina, lidera o ranking com 8,33, seguido de Paiçandu, próximo a Maringá que está com 7,40, Mercedes pertencente à Regional de Saúde de Toledo com 6,48 e Nova Aliança do Ivaí, da região de Paranavaí, com 5,17. “O percentual é baseado em pesquisa a cada 100 imóveis. Então se um município tem 1% significa que a cada 100 imóveis visitados um tem foco de criação do mosquito”, explica o secretário da Saúde, Gilberto Martin. O levantamento foi feito entre setembro e novembro de 2009.
As regionais de Maringá e de Paranavaí são as que apresentaram maior número de cidades com IIP elevado, cinco e quatro, respectivamente. Historicamente as regiões Oeste, Norte e Noroeste concentram o maior número de casos e focos de criação do mosquito.
Para combater a doença, segundo o secretário, é imprescindível a participação de toda a sociedade. “Sem a participação da população é impossível estabelecer controle satisfatório para a ocorrência da doença, uma vez que a maioria dos criadouros – mais de 90% – são encontrados dentro dos imóveis”, completou Martin.
Para esta temporada de calor a Secretaria da Saúde está preparando uma nova edição do “Verão sem Dengue” que começará com a“Caravana Contra a Dengue”. O movimento, que tem como objetivo mobilizar todos no combate à doença, percorrerá entre os dias 25 de janeiro e 6 de fevereiro diversos municípios.
Os vinte municípios com maiores IIP são (em destaque os municípios da Regional de Saúde de Paranavaí):
Guaraci - 8,33
Paiçandu - 7,40
Mercedes - 6,48
Nova Aliança do Ivaí - 5,17
Guairá - 3,90
Foz do Iguaçu - 3,80
Paranavaí - 3,70
Ângulo - 3,54
Nova América da Colina - 2,82
Ribeirão do Pinhal - 2,76
Paranacity - 2,59
São Pedro do Iguaçu - 2,56
Campo Mourão - 2,40
Cambe - 2,40
Jardim Olinda - 2,35
Tapira - 1,99
Maringá - 1,90
Atalaia - 1,82
Lira Pontes - 1,82
Inajá - 1,80
Fonte: Agência Estadual de Notícias