Postar no X
O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) tem data marcada para iniciar suas atividades na região: 22 de novembro. A informação é do coordenador do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (CIUENP), que gerencia o funcionamento do Samu, Almir de Almeida. O edital de convocação dos 92 profissionais aprovados que vão atuar na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paranavaí deve ser publicado em Diário Oficial nesta semana.
A data para o treinamento dos agentes (médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores de ambulância) será nos dias 13 e 14 de novembro.
“O Samu representará um grande avanço no atendimento de urgência e emergência, principalmente no que diz respeito à organização da lista de espera por atendimento, que será gerida de uma forma muito mais eficiente, desafogando a fila de espera no Pronto Atendimento Municipal”, avaliou o prefeito Rogério Lorenzetti, vice-presidente do Ciuenp.
Segundo Almeida, o serviço entrará em funcionamento mesmo com alguns municípios inadimplentes. “Vamos colocar o serviço para rodar. Desta forma, os municípios que não pagavam alegando a não existência do serviço não terão mais esse pretexto. Acredito que vendo o funcionamento os prefeitos irão perceber a importância do atendimento”, destacou o coordenador.
Sobre o SAMU – O Samu vai atender uma área de 85 municípios (Macrorregião Noroeste) que, juntos, somam mais de 1 milhão de habitantes. O Serviço vai contar com uma frota composta por 24 ambulâncias de suporte avançado que já foram distribuídas às 17 unidades básicas instaladas em Altônia, Barbosa Ferraz, Cafezal do Sul, Campo Mourão, Cianorte, Cruzeiro do Oeste, Cruzeiro do Sul, Goioerê, Icaraíma, Iretama, Loanda, Nova Londrina, Paranavaí, Rondon, Terra Boa, Terra Rica, Ubiratã e Umuarama, onde está situada a Central de Regulamentação do Samu.
A região do Consórcio conta ainda com oito salas de estabilização, dez Unidades de Pronto Atendimento (UPA), além de hospitais, unidades de suporte avançado à vida (Usav) e Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma (Siate).
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí