SAMU de Paranavaí entrará em funcionamento no próximo dia 22


  

No próximo dia 22 de novembro entra em funcionamento o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Macrorregião Noroeste. Paranavaí será um dos municípios beneficiados e a cidade já está com a base do Samu pronta para entrar em operação como confirmaram nesta segunda-feira o prefeito Rogério Lorenzetti e o secretário de Saúde, Agamenon Arruda de Souza, durante visita técnica de autoridades locais e representantes da sociedade civil organizada.

“O Samu representará um grande avanço ao atendimento de urgência e emergência na nossa região porque vai organizar o ingresso dos pacientes nos hospitais da rede pública. Além disso, dados do Governo Federal indicam que, com o Samu está havendo significativa redução no número de óbitos, tempo de internação em hospitais e sequelas decorrentes da falta de socorro precoce”, destacou Lorenzetti, que é vice-presidente do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (CIUENP), que vai gerenciar o funcionamento do Samu.

Verônica Gardin, chefe da 14ª Regional de Saúde, lembrou ainda que além de atender casos como crises hipertensivas, problemas cardiorrespiratórios, intoxicação, queimaduras, choque elétrico, traumas com vítimas e acidentes domésticos, o Samu vai prestar um grande reforço ao Programa Mãe Paranaense (do Governo Estadual), através do transporte de gestantes em trabalho de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto.

O secretário de Saúde lamentou o período em que as três ambulâncias do Samu tiveram que ficar paradas no pátio do município enquanto aguardavam o início do funcionamento do serviço. “É como se a casa tivesse sido iniciada pelo telhado e não pela fundação. Primeiro vieram as ambulâncias – que o município era impedido de utilizar – e depois vieram a base e a UPA. Tivemos que obedecer as leis, mas hoje, graças a Deus, estamos com todas as ambulância em perfeito estado de conservação para começar a funcionar”, afirmou Agamenon.

Para o vereador Claudemir Barini e o representante do Conselho Municipal de Saúde, Arnaldo Luiz Victor, o início das operações do Samu representará uma grande vitória para o município e toda a região. “O Conselho vai sempre apoiar essas iniciativas e tudo que possa melhorar o atendimento prestado à população”, declarou Victor.

Sobre o SAMU – O Samu vai atender uma área de 85 municípios (Macrorregião Noroeste) que, juntos, somam mais de 1 milhão de habitantes. O serviço será gerenciado pelo Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (CIUENP), um dos maiores consórcios do país.

O Samu Noroeste, que funcionará 24 horas por dia através de chamada gratuita para o telefone 192, vai contar com uma frota composta por 24 ambulâncias de suporte avançado que já foram distribuídas às 17 unidades básicas instaladas em Altônia, Barbosa Ferraz, Cafezal do Sul, Campo Mourão, Cianorte, Cruzeiro do Oeste, Cruzeiro do Sul, Goioerê, Icaraíma, Iretama, Loanda, Nova Londrina, Paranavaí, Rondon, Terra Boa, Terra Rica, Ubiratã e Umuarama, onde está situada a Central de Regulamentação do Samu.

Na base do Samu de Paranavaí ficarão três ambulâncias, sendo duas unidades de suporte básico (USB) - compostas cada uma por técnico de enfermagem e um condutor socorrista com equipamentos básicos de suporte à vida - e uma unidade de suporte avançado (USA), composta por um médico, um enfermeiro e um condutor socorrista. São UTIs móveis, preparadas para atendimento de média e alta complexidade.

Nesta base ainda se revezarão tele atendentes médicos, chamados de médico regulador, que analisarão o caso específico e passarão orientações sobre como agir à situação.

Se for um caso de menor gravidade, no qual o paciente não corra risco de vida, o médico regulador resolve com sucesso a situação com orientações dadas ao telefone. 70% dos casos são resolvidos desta maneira.

Já nos casos de maior gravidade o paciente atendido pelo Samu será encaminhado para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) que está sendo construída ao lado do Hospital Regional ou para um dos hospitais da rede do consórcio com vaga naquele momento. A região do Consórcio contará com oito salas de estabilização, dez Unidades de Pronto Atendimento (UPA), além de hospitais, unidades de suporte avançado à vida (Usav) e Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma (Siate).

Nos primeiros 60 dias, prazo para homologação do Samu Noroeste, o custeio das operações do serviço será rateado entre os 85 municípios pertencentes ao consórcio. A partir da homologação, as despesas do serviço serão divididas entre União (50%), Estado (25%) e municípios (25%), de acordo com o número de habitantes. Paranavaí deverá investir cerca de R$ 60 mil por mês no serviço.

Lançamento – O lançamento do Samu na região da Amunpar está marcado para o próximo dia 22 de novembro, às 9 horas. A cerimônia deverá contar com a participação do Governador Beto Richa, que também participará da abertura de mais uma edição do Paraná em Ação, que acontecerá entre os dias 22 e 24 de novembro.

Participaram da visita à base do Samu de Paranavaí secretários municipais, os vereadores Mohamad Smaili (presidente da Câmara Municipal), Antônio Alves, José Galvão, Leonildo Martins e Zenaide Borges, o presidente da Santa Casa de Paranavaí, Renato Platz Guimarães, servidores da Secretaria Municipal de Saúde e da 14º Regional de Saúde, profissionais de imprensa e lideranças locais.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto