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Aproximadamente 90% dos pacientes que utilizam os serviços do Centro de Especialidade Odontológica (CEO) do município aprovam o atendimento no local. É o que mostra uma pesquisa da Diretoria de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde realizada entre novembro de 2013 e fevereiro de 2014.
Para avaliar o serviço foi elaborado um questionário com pontuações de 0 a 10 (sendo 0 muito ruim e 10 muito bom) com os tópicos acessibilidade e funcionamento. Na primeira parte os usuários avaliaram a acessibilidade ao prédio, identificação, infraestrutura e horários de atendimento. Na segunda parte foram avaliadas questões como agendamento, tempo de espera para início do tratamento, acolhimento, atendimento da equipe auxiliar, atendimento do cirurgião dentista, qualidade do serviço prestado, conforto, qualidade dos equipamentos e produtos utilizados, e satisfação do usuário quanto ao serviço. O questionário foi respondido por 33 pessoas de forma voluntária.
A nota média dos usuários para as questões relativas à acessibilidade foi de 7,6, enquanto que o tópico funcionamento teve nota média de 8,6. Nesse quesito, a nota média dada ao atendimento da equipe auxiliar chegou a 9,1, enquanto o serviço realizado pelo cirurgião dentista teve média 9,4. A média mais baixa foi no bloco acessibilidade, mais especificamente no quesito infraestrutura (média 6,9), seguido pelo tempo de espera para iniciar o tratamento (7,4) e a forma como é feito o agendamento (7,9).
Também foi perguntado aos usuários de que forma eles avaliam o atendimento recebido no CEO, tendo como alternativas de resposta ‘muito bom’, ‘bom’, ‘regular’, ‘ruim’ e ‘muito ruim’.
“Verificamos que o atendimento e os procedimentos realizados no CEO têm ampla aprovação dos usuários e que também temos pontos a serem discutidos e melhorados, como é o caso da infraestrutura, agendamento e do tempo de espera para início do tratamento. Observamos também que 63,6% dos usuários consideraram o atendimento recebido no centro ‘muito bom’, 24,2% acharam ‘bom’, 9,1% ‘regular’ e 3,1% ‘muito ruim’. Isso significa que 87,8% dos pacientes aprovam o atendimento e os serviços ofertados”, observou Leandro Sorde, diretor de Odontologia.
De acordo com ele, a pesquisa continuará de forma ininterrupta, até mesmo por se tratar de uma recomendação do Ministério da Saúde e como ação integrante do Programa de Melhoria ao Acesso e Qualidade (PMAQ) dos Centros de Especialidade Odontológica (CEO). “A pesquisa será utilizada para que possamos analisar as opiniões dos usuários do sistema e, com isso, enxergamos de forma mais clara onde estamos acertando e onde estamos falhando, procurando corrigir os erros e aperfeiçoar ainda mais o serviço prestado”, concluiu.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí