Programa Mais Médicos tem 97,2% das vagas preenchidas


  

O Ministério da Saúde informou que 97,2% das vagas ofertadas em novo edital do Programa Mais Médicos foram preenchidas. De acordo com a pasta, até as 12h de hoje (26/11), 8.278 profissionais já estavam alocados em municípios para atuação imediata.

Ainda segundo a pasta, a apresentação dos médicos e a entrega de documentos previstos no edital deve ser feita até 14 de dezembro. Até a última sexta-feira (23/11), 40 profissionais haviam se apresentado às unidades básicas de saúde.

As inscrições para a nova seleção do programa seguem até 7 de dezembro por meio da página www.maismedicos.gov.br. O site, de acordo com o ministério, está estável. Podem participar profissionais formados no Brasil ou com diploma estrangeiro revalidado.

“O edital é a medida emergencial adotada pelo governo brasileiro para garantir a assistência em locais que contam com profissionais de Cuba, após o comunicado da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no qual o governo cubano informa que encerrou a cooperação no Programa Mais Médicos”, informou a pasta.
Levantamento

Um levantamento divulgado hoje pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) aponta que, entre 2013 e 2018, o número de médicos no país cresceu 21%. “O Brasil possui médicos ativos, com registro nos conselhos regionais de medicina, em número absoluto suficiente para atender às necessidades da população e, inclusive, para ocupar vagas abertas no Programa Mais Médicos”, diz a entidade.

De acordo com o CFM, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, no mesmo período, o país ganhou mais 7.462.186 habitantes, passando de 201.032.714 para 208.494.900. “Fica evidente que o percentual de crescimento da população médica foi 5,4 vezes maior do que o de crescimento da população em geral, nesse intervalo de tempo, que ficou em 3,7%”.

Ainda segundo o levantamento, com o aumento registrado na população médica, também subiu a razão de profissionais por grupo de mil habitantes no Brasil, que passou de 1,93 (2013) para 2,24 (2018). A variação aproximou o indicador nacional de países como Coréia do Sul (2,2), México (2,3), Japão (2,4) e Polônia (2,5).

Paranavaí já tem garantida reposição de médicos cubanos
Depois da polêmica decisão de Cuba abandonar o programa Mais Médicos, Paranavaí viu a iminente perda de seis médicos na rede de atendimento. Os cubanos realizam seu último dia de atendimento hoje (dia 26), porém, com o novo edital de convocação do Ministério da Saúde, o município já tem as seis vagas preenchidas para o próximo mês.

“Hoje é o último dia que os médicos cubanos atendem nos postos de saúde do município. A partir de amanhã eles começam a ir embora. Infelizmente, teremos um período de tempo desfalcados de seis médicos. A boa notícia é que já temos essas vagas preenchidas por conta do edital do Ministério da Saúde. Tivemos muitos médicos querendo trabalhar em Paranavaí, mas são apenas seis vagas. A partir de dezembro, teremos tudo regularizado”, explica a secretária de Saúde do município, Andréia Vilar.

A Secretaria de Saúde aguarda um documento oficial do Ministério da Saúde com a lista de médicos designados ao município. “Alguns deles que já tem situação definida entraram em contato conosco, mas ainda não podemos colocá-los para trabalhar. A expectativa é que os atendimentos com esses seis novos médicos comecem a partir da segunda metade de dezembro, mas é apenas uma previsão”, disse Andréia.

A reposição dos médicos era um assunto tratado pela secretaria desde o anúncio da quebra do contrato por parte de Cuba. Foi estudado uma contratação emergencial, porém, o grande problema seria o tempo. “Se fizéssemos contratação emergencial, demoraria muito para ter os médicos trabalhando. Ficaríamos muito tempo sem atendimento. Esse edital do Ministério da Saúde ajudou não só Paranavaí, como todos os municípios do Brasil. Em breve, voltaremos a ter o nosso quadro de médicos do município completo”, finalizou a secretária de Saúde.

Fonte: Agência Brasil e Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto