Postar no X
O prefeito Rogério Lorenzetti se reuniu na manhã desta quinta-feira com profissionais da Secretaria de Saúde de Paranavaí, e o secretário José Paranhos de Mesquita, para definir as próximas estratégias a ser adotadas a fim de conter o avanço da Gripe A no município. A medida foi tomada após a sobrecarga registrada nos atendimentos do PA (Pronto Atendimento), principalmente no último domingo e de quarta-feira para ontem e demais instituições de saúde, entre elas a Santa Casa/Hospital Regional.
Veja também: Prefeito autoriza contratação de novos médicos e Casa da Gripe vai ampliar horário de atendimento.
Dados do setor administrativo do PA mostram um aumento de quase 30% nos atendimentos após o início da epidemia de Gripe A
Dados do setor administrativo do PA mostram que, antes da Gripe A, o local atendia em média 150 pacientes. Na última quarta-feira (5) foram registrados quase 200 atendimentos, ou seja, um aumento de quase 30%.
“Estamos percebendo um estrangulamento de todas as atividades de saúde, tanto públicas quanto privadas. Isso porque estamos passando por uma situação atípica”, destacou Sari Omar, diretor da secretaria de Saúde.
Na reunião ficou definido o reforço imediato de equipamentos, como macas e respiradores, a autorização do pagamento de horas extras para os profissionais envolvidos no atendimento e a contratação de tendas e banheiros químicos para a montagem de um hospital de campanha ao lado do PA, que contará com uma equipe composta por médicos, auxiliares e enfermeiros.
Também foi autorizada a compra de mais máscaras, que segundo Selma Weber, do setor administrativo da Saúde, está em falta no mercado. Só nos últimos dias já foram entregues mais de 7 mil máscaras em Paranavaí, e mais 5 mil já foram encomendadas.
A equipe da Saúde, que vem trabalhando na contratação de novos médicos, disse estar encontrando grande dificuldade. Mas já a partir de hoje (sexta-feira), os médicos contratados deverão trabalhar na Casa da Gripe das 8 às 19 horas e, a partir de segunda-feira (10), das 8 às 22 horas. Com esta estrutura, os pacientes com suspeita de estar contaminado com o vírus da gripe poderão se encaminhar diretamente a esta nova unidade de atendimento, sem necessidade de ter que passar pelo posto de saúde ou pelo PA. A Santa Casa também está trabalhando para disponibilizar mais leitos para os casos de gripe.
Segundo Sari, o sistema de saúde sentiu ainda mais a sobrecarga nos atendimentos após a suspensão das aulas, que afastou também os estagiários que vinham ajudando nos atendimentos. Dessa forma, já está sendo estudada a possibilidade de chamar esses alunos de volta aos trabalhos, a fim de ampliar a equipe.
Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí