Postar no X
Sol forte, cigarro e bebidas alcoólicas são alguns dos fatores que podem causar câncer de boca.
Para orientar a população sobre como evitar o problema e realizar exames para diagnosticar lesões que têm chance de se tornar tumor ou câncer, a Prefeitura de Paranavaí promove, nesta quarta-feira (23/04), um dia de mobilização para prevenção e diagnóstico precoce de câncer de boca. Toda a comunidade é convidada a participar do evento, fazendo consultas em um dos pontos de atendimento, mas o principal foco está nas pessoas com mais de 45 anos.
As consultas serão feitas em todos os postos de saúde (das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h) e num trailer que ficará em frente à Prefeitura (das 8h às 17h). A intenção é mostrar à população o que deve ser feito para prevenir o câncer e como proceder no caso de o diagnóstico apontar a presença de organismos cancerígenos. Trata-se de uma parceria do município – que vai oferecer o trabalho dos profissionais de odontologia e a estrutura física para as consultas – com o Conselho Regional de Odontologia (CRO), a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Sesc, Senac, Fafipa e APDE.
As ações de cuidado bucal no município têm se intensificado nos últimos anos, por causa da estratégia de promoção da saúde preventiva adotada pelo prefeito Mauricio Yamakawa. Desde 2005, foram realizadas adequações físicas nos consultórios da rede municipal e, com recursos federais, a Prefeitura conseguiu novos instrumentos de trabalho e de escritório para os postos de saúde e para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), inaugurado em 2005. Atualmente, quase 100% das cadeiras são novas, melhorando as condições de trabalho dos profissionais e, conseqüentemente, o atendimento à comunidade.
Nas escolas, o Programa Educando Sorrisos e o Bochecho com Flúor promovem orientação aos alunos da rede municipal, levando a eles informações sobre a necessidade de uma boa higiene bucal. De acordo com a coordenadora da odontologia de Paranavaí, Kátia Sperandio, o índice de cáries e placas bacterianas entre as crianças teve redução de 30% nos últimos anos, graças aos cuidados semanais dispensados aos alunos. Na Clínica do Bebê, o número de atendimentos aumentou 40%, sem que houvesse alteração no quadro de funcionários, o que, mais uma vez, indica a preocupação em cuidar da saúde dos paranavaienses desde muito cedo.
Além disso, o município já garante tratamento adequando aos pacientes portadores de necessidades especiais, também oferece tratamento de canal e cirurgias de gengiva. E para reforçar a preocupação em relação aos cuidados com a saúde bucal da população, os novos postos de saúde – um na Chácara Jaraguá e outro no Jardim Campo Belo – receberão três novas cadeiras odontológicas.
Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí