Postar no X
Representantes das secretarias municipais de Saúde, Infraestrutura, Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Sedur), Vigilância em Saúde (Visa) e 14ª Regional de Saúde estiveram reunidos nesta terça-feira (15/10) para definir os últimos detalhes do mutirão de combate a dengue que começa nesta segunda-feira (21/10) e segue até o sábado (26/10).
“Estamos nos antecipando para que Paranavaí não sofra com uma nova epidemia de dengue, que poderia ter efeitos devastadores”, pontuou o secretário de Saúde Agamenon Arruda de Souza.
O mutirão, que contará com o apoio de órgãos governamentais, não-governamentais, escolas e entidades de classe, será realizado simultaneamente em toda a região. “Não adianta combater a dengue aqui se não combatermos nos municípios vizinhos, já que o fluxo de pessoas entre essas cidades é muito grande”, observou Randal Fadel Filho, diretor da Visa.
Para isso, já estão sendo confeccionados materiais informativos e jingles que serão distribuídos aos municípios participantes, além da instalação de diversos outdoors em pontos estratégicos.
O cronograma do mutirão deverá ser divulgado nesta quarta-feira (16/10). Segundo Randal, cada setor do município deverá receber pelo menos duas visitas ao longo da semana. “No primeiro dia vamos distribuir os panfletos informativos e um saco de lixo para que os próprios moradores possam efetuar a limpeza de suas residências. Num segundo momento passaremos recolhendo todo esse lixo com o auxílio de caminhões e pás-carregadeiras que foram emprestadas pelos nossos parceiros”, explicou o diretor.
Terrenos baldios – Para garantir que o resultado do mutirão seja ainda mais efetivo, a Sedur deverá reforçar a fiscalização de terrenos com mato ou lixo nos próximos dias. O serviço de notificação dessas propriedades é indispensável para diminuir a proliferação do mosquito transmissor da dengue.
Vale destacar que essas notificações, quando não atendidas, acarretam em multas que passaram de R$ 225,00 para atuais R$ 600,00. Além da multa, o proprietário também será responsável pelo ressarcimento dos custos da limpeza, caso esta seja executada pelo município. O valor do serviço vai variar de acordo com o tamanho da propriedade e o tipo de equipamento utilizado para a limpeza.
A população também pode ajudar o município com as notificações de terrenos baldios. Basta ligar no 156 e fazer a denúncia junto a Ouvidoria Municipal.
Finados - Outra preocupação das autoridades é com a aproximação do feriado do Dia de Finados (2 de novembro), quando muitas pessoas levam vasos que acumulam água para dentro dos cemitérios. A orientação da Visa é para que as pessoas tenham o cuidado de escolher vasos que não acumulem água e dispensem o uso de pratinhos e plásticos que envolvam as plantas.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí