Postar no X
A preocupação do município em conter o avanço da Gripe A (H1N1) levou a Secretaria de Saúde a investir em uma série de medidas de prevenção e tratamento da doença. Ontem a Prefeitura Municipal, em medida de prevenção a gripe, começou a controlar a entrada de contribuintes no prédio. A partir de agora, a população deverá entrar no local em grupos de 5 a 10 pessoas. Uma técnica de enfermagem está acompanhando a entrada. Além disso, está sendo colocado álcool em gel e máscaras a disposição da população e servidores.
Veja também: “Hospital de campanha” estará pronto amanhã. Saúde recomenda suspender eventos
Ainda ontem, também foi realizada uma reunião entre membros do Sindicato dos Bancários, gerentes de bancos e Secretaria de Saúde a fim de passar orientações e tirar dúvidas quanto a doença. Os bancos também estão controlando a entrada de pessoas em suas instalações.
Uma outra medida adotada foi a Casa da Gripe. Logo após as primeiras notificações de casos suspeitos da nova gripe, foi anunciada a instalação de um ambulatório exclusivo para atender pacientes com sintomas da doença. Com a decisão tomada, foram apenas dois dias úteis até que a estrutura da Casa da Gripe estivesse pronta para iniciar os atendimentos.
O risco de contágio pela nova gripe pôs em alerta todas as equipes que trabalham em postos de saúde, no Pronto Atendimento e no NIS Central. Por isso, foram distribuídas máscaras cirúrgicas para todos os pacientes com sintomas da doença e para os funcionários. Desde que os primeiros casos suspeitos foram notificados em Paranavaí, há mais ou menos um mês, a Secretaria de Saúde distribui 7 mil máscaras cirúrgicas e já realizou licitação para a compra de outras 5 mil unidades.
Por serem parte do grupo de risco de contágio pela nova gripe, as gestantes que trabalham nas unidades de Saúde de Paranavaí foram afastadas temporariamente. A medida foi uma determinação do prefeito Rogério Lorenzetti, em parceira com a equipe da Secretaria de Saúde, para evitar que as grávidas fiquem doentes e corram o risco de apresentar complicações na gestação.
Pronto Atendimento - A nova gripe deixou muitos moradores preocupados e a procura por atendimento médico aumentou. Com a grande demanda no Pronto Atendimento de Paranavaí, a prefeitura buscou uma alternativa para garantir atendimento para todos os pacientes. A Secretaria de Saúde está implantando uma estrutura para acomodar doentes que precisam ficar em observação e receber medicamentos.
O aumento na procura por atendimento médico mobilizou a direção da Santa Casa de Paranavaí. A preocupação com um possível congestionamento no PA levou a Santa Casa a disponibilizar leitos para o internamento de pacientes. Com a medida, o número de atendimentos no PA durante o último final de semana, por exemplo, foi bem menor do que o registrado em dias anteriores.
Prevenção nas escolas - Na rede municipal de ensino, o prefeito também determinou que as aulas fossem suspensas até 17 de agosto, seguindo determinação tomada pelo governo do Paraná em relação às aulas em escolas estaduais. Aproveitando a suspensão das aulas, a Secretaria de Educação de Paranavaí está orientando seus profissionais para a volta às aulas com um treinamento direcionado a diretoras e coordenadores das escolas e dos Centros de Educação Infantil (CEI).
O município também investiu na distribuição de materiais, como textos e DVDs, que serão usados na volta às aulas, parar repassar as orientações para toda a comunidade escolar (pais, alunos, professores, equipe pedagógica, funcionários da limpeza e merendeiras). Neste ínterim, as escolas estão sendo equipadas com álcool em gel, copos descartáveis, sabonete líquido e toalha de papel.
Transporte de passageiros - A Vigilância Sanitária (Visa) realizou uma reunião com proprietários e funcionários de empresas de transporte de passageiros para orientar sobre as formas de evitar a transmissão do vírus da Gripe A, bem como monitorar possíveis suspeitos com os sintomas da doença. Os motoristas da Secretaria de Saúde também participaram da reunião. As empresas terão de manter um questionário para preenchimento dos passageiros com dados pessoais e se sentem algum sintoma de gripe no momento do embarque ou desembarque.
Recomendações do Ministério Público - A promotora de Meio Ambiente e de Saúde Pública, Suzy Mara de Oliveira, encaminhou ao prefeito Rogério Lorenzetti um documento com recomendações para evitar o contágio pela nova gripe. As medidas sugeridas pelo Ministério Público serão debatidas com uma equipe de técnicos da Secretaria de Saúde e com entidades e representantes da sociedade civil. Hoje (quinta-feira), o prefeito se reúne com a Câmara Técnica da Saúde, do Codep. Entre os assuntos que serão abordados, estão as recomendações do Ministério Público.
A promotora Suzy Mara de Oliveira destacou as medidas preventivas adotadas em Paranavaí contra a nova gripe. Segundo ela, um dos pontos mais importantes é que não faltam medicamentos para o tratamento dos pacientes com a doença. “A 14ª Regional de Saúde e a Secretaria de Saúde de Paranavaí têm medicamentos para atender todos os casos necessários”, completou Sari Omar, diretor da Secretaria de Saúde.
Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí