Concluída habilitação do Samu Noroeste


  

O Ministério da Saúde concluiu nesta segunda-feira (31/3) a habilitação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu) da macrorregião Noroeste do Paraná. Com isso, os 85 municípios da região que compõem o Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência do Noroeste do Paraná (Ciuenp) respiram um pouco mais aliviados ao poder dar continuidade aos serviços médicos prestados à população, uma vez que o credenciamento torna possível o recebimento de recursos das esferas federal e estadual para a manutenção do serviço.

O Samu Noroeste começou a operar no dia 22 de novembro do ano passado, com bases em Paranavaí, Umuarama, Cianorte e Campo Mourão. De lá para cá, foram mais de 12 atendimentos, graças ao compromisso assumido pelos municípios do Ciuenp de arcar com as despesas dos primeiros 90 dias de funcionamento do serviço.

“Com a conclusão da habilitação, começamos agora uma segunda etapa, que é batalhar pela vinda dos recursos. E nesse sentido somos muito gratos a colaboração e empenho do prefeito Rogério Lorenzetti, que trabalhou pela habilitação do Samu e já se comprometeu em cobrar, junto ao Governo Federal, a liberação dos recursos”, destacou o coordenador geral do Ciuenp, Almir de Almeida.

Lorenzetti, que é vice-presidente do Ciuenp, também comemorou a notícia. “Nesta semana mesmo estarei no Ministério da Saúde tentando a liberação dos recursos necessários para dar continuidade nos atendimentos de urgência e emergência, essenciais para toda a população desta macrorregião, que soma mais de um milhão de habitantes”, afirmou o prefeito.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto