Postar no X
Termina na próxima sexta-feira, dia 22 de maio, a 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), até a última sexta-feira (15/5), apenas 55,06% (pouco mais da metade) do público alvo havia sido imunizado em Paranavaí.
A meta do município é imunizar 19.354 pessoas (ou cerca de 28 mil pessoas se considerar os doentes crônicos) e até agora apenas 10.760 receberam a dose da vacina. Entre os grupos prioritários, o menor índice é o das gestantes, com 37,58% do público alvo imunizado, seguido pelas crianças, com 47,14%, e os idosos a partir de 60 anos, com 47,29% das pessoas vacinadas. Já as mães em estado puerperal (até 45 dias após o parto) e os trabalhadores da saúde atingiram um índice satisfatório de mais de 70% de imunização.
A coordenadora do Programa de Imunização da Sesau, Rita de Cássia Fadel, lembra que o quanto antes as pessoas forem imunizadas, menor será a chance de contrair a doença. “Depois de vacinada, a pessoa leva entre 10 a 15 dias para criar anticorpos contra a doença. Por isso, não adianta ficar esperando para tomar a vacina mais perto dos dias frios, porque o organismo não terá tempo suficiente para criar os anticorpos”, salienta.
Público alvo – Podem se vacinar idosos a partir de 60 anos, crianças entre 6 meses a menores de cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, mães em estado puerperal (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, e pessoas com doenças crônicas (mediante apresentação de receita médica).
As doses da vacina que protege contra gripe comum e a gripe do tipo A (H1N1) são gratuitas. Para ser imunizado basta procurar uma das salas de vacina do município e apresentar a carteira de vacina, documento de identificação pessoal com foto e, para as grávidas, a carteira de gestante.
Familiares que têm pacientes acamados, devem entrar em contato com a UBS mais próxima de sua casa para agendar a visita da equipe para a aplicação da vacina.
A Secretaria também já está providenciando a imunização de trabalhadores da saúde diretamente em hospitais, de idosos abrigados em asilos, e pacientes portadores de HIV, tuberculose e hanseníase acompanhados pelo Sinas.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí