Postar no X
O Tribunal de Contas do Paraná emitiu nesta terça-feira a Certidão Liberatória de Paranavaí.
Com a certidão liberatória, Paranavaí terá apreciado nos próximos dias a capacidade de pagamento junto à Secretaria do Tesouro Nacional. Não haverá problemas, informa o secretário de Gestão Valdir Cipriano, uma vez que o município possui capacidade de endividamento e não contraiu empréstimos desde a última análise.
É uma questão de trâmite, aposta. Com esse documento, não haverá impedimento para a autorização de financiamento dos projetos de asfalto e recape que a administração tem junto à Secretaria de Estado de Desenvolvido Urbano do Governo do Paraná. São projetos que ultrapassam R$ 5 milhões. Tais investimentos deverão beneficiar diretamente toda a população, que espera pelas melhorias, avalia.
Por outro lado, o secretário lembra que a certidão liberatória é um documento que tem validade e que deve ser renovada de tempos em tempos. Por isso, é importante evitar ou ultrapassar entraves burocráticos ou políticos que acabam atrasando os projetos e prejudicando a comunidade. A nova certidão vence em 28 de fevereiro do próximo ano.
Com esse passo confirmado pelo Tribunal de Contas, Paranavaí pode receber sem qualquer dificuldade administrativa, os recursos para a continuidade das obras do posto de saúde, das duas escolas em execução e do segundo posto de saúde, a ser edificado na Zona Leste, cujo projeto está liberado.
Também não há qualquer impedimento legal para receber os R$ 80 mil conveniados para os Jogos da Juventude junto ao Governo do Paraná e ainda não liberados. Os jogos foram realizados em Paranavaí de 14 a 22 de setembro deste ano, numa parceria do município com a Paraná Esporte.
Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí