Região de Paranavaí tem a maior queda do número de roubos


  

A 16º região de Paranavaí, que inclui 34 municípios, teve a maior queda no número de roubos em geral do Paraná no primeiro trimestre de 2018, comparado com o mesmo período do ano anterior. A redução foi de 52% no número de registros deste tipo de crime.

O delegado-chefe da 8ª Subdivisão Policial de Paranavaí, Luiz Carlos Mânica, destaca a ação conjunta da polícia, Judiciário e sociedade na luta contra a violência. “Podemos atrelar as quedas nos índices de roubo à integração da Polícia Civil e Polícia Militar, além da ação da Justiça que tem deferido a grande maioria das prisões, fazendo com que sejam efetivadas de forma rápida e que tenhamos sensação de punibilidade”, avalia.

No período, foram realizadas grandes operações de combate ao tráfico de drogas, homicídio e roubos em Nova Londrina, Terra Rica e Paranavaí com participação de investigadores de outras unidades policiais, somando esforços que incluíram o apoio aéreo do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), da Polícia Civil.

Mânica também destaca projetos da comunidade que incentivam os moradores a cuidarem da casa do vizinho, usando aplicativos de mensagens. “Nas casas, as pessoas têm se reunido e criado grupos em aplicativos, divulgando atos suspeitos”, afirma o delegado ao analisar a melhora nos índices de segurança na região.

Das 23 Áreas de Segurança Pública (AISPs) do Estado, 20 tiveram queda no registro de roubos no primeiro trimestre. Na região de Cornélio Procópio houve redução de 42,6% no período. Em Londrina a queda foi de 42%, índice próximo ao registrado em Guarapuava e Maringá, ambas com redução de 41%.

Em todo o Paraná, a incidência de roubos reduziu 27%. A queda é comemorada diante do cenário nacional, com diversos estados registrando alta nos crimes patrimoniais.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto