Vias coletoras terão limite de velocidade alterado para 50km/h


  

Quatro importantes vias coletoras da cidade terão seu limite de velocidade aumentado de 40 para 50km/h a partir das próxima semana. A alteração foi anunciada pela administração municipal durante uma reunião com a diretoria da Aciap (Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí) nesta quinta-feira (12/6). “A partir de segunda-feira vamos iniciar a troca das placas indicativas do limite de velocidade e a alteração começa a valer”, explicou o gerente administrativo da Secretaria de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito (Seprovpat), Gabriel Luiz.

As ruas Rio Grande do Norte, Pernambuco, Piauí e Avenida Paraná passam a admitir velocidade de fluxo até 50km/h. A alteração atende a uma determinação do prefeito Rogério Lorenzetti. O prefeito pediu um estudo de viabilidade à Secretaria de Desenvolvimento Urbano depois de receber uma reivindicação da diretoria da Aciap para a mudança.

Radar – “A partir de segunda-feira é preciso que os motoristas fiquem atentos às placas. A alteração só vale quando a placa for substituída. É importante que a população espere a alteração, pois nenhuma multa lavrada através do radar antes de começar a valer o novo limite de velocidade será cancelada, nem cabe recurso”, destacou o gerente administrativo da Seprovpat.

Até o final do mês também já vai entrar a operação o uso de uma placa móvel (tipo cavalete) indicando a presença do radar a 50 metros, nas vias onde estiver operando. No contrato firmado para este ano, está prevista ainda a elaboração de uma tabela com horários diferenciados para o uso do radar. “Vamos montar uma escala com horários e locais de operação do radar e já estamos usando inclusive a inclusão dos finais de semana nesta escala. A ideia é colocar o radar para funcionar nos locais onde há desrespeito aos limites de velocidade também no final de semana. Não queremos punir ninguém, só queremos que os motoristas fiquem mais conscientes dos riscos da alta velocidade e comecem a respeitar os limites previstos para cada via”, frisou Gabriel.

Binário – O engenheiro da Sedur (Secretaria de Desenvolvimento Urbano), Cássio Perón, explicou à diretoria da Aciap sobre mais mudanças do sistema binário que serão implantadas até o próximo ano em Paranavaí. “Acabamos de implantar uma primeira fase, que melhorou o fluxo especialmente até a Santa Casa. O próximo passo é alterar o trânsito das ruas Rio Grande do Norte e Pernambuco, que passarão a ser de mão única. Para isso, estamos fazendo pesquisas junto com uma equipe especializada de Maringá. Uma das mudanças será a retirada das rotatórias que cruzam as duas vias com a Avenida Distrito Federal, e colocar semáforos onde for necessário. Para o ano que vem, o binário vai alterar também o sentido para mão única nas ruas Rio Grande do Sul (saindo para o posto RR) e Santa Catarina (entrando para a Santa Casa). O município também já elaborou um projeto que vai contemplar todos os cruzamentos de duas vias com grande fluxo, com semáforos para pedestres”, esclareceu.

Parceria – O secretário de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito do município, Wesley Izidoro Pereira, agradeceu a diretoria da Aciap por propor reuniões que ajudem a alavancar o desenvolvimento do município. “As mudanças que colocamos são sempre para melhorar. As alterações que estão em andamento ajudam a desafogar o trânsito na região central, melhorando até as condições de comercialização para os empresários. Sabemos que existem muitas situações a solucionar, mas são problemas pontuais e o que estamos tentando agora é enxergar o trânsito da nossa cidade de maneira global. Precisamos exercitar uma visão macro, do que é melhor para a cidade como um todo”, ponderou.

Para o presidente da Aciap, Márcio Catiste, “é importante a participação de todos para manter o nível de entendimento e discutir de maneira inteligente as melhores soluções para atender às expectativas da comunidade, dos empresários e também do município”.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto