Postar no X
Com a implantação de mais uma fase do sistema binário, a população de Paranavaí ganhou novas opções de trajeto para se chegar a um mesmo destino. “Os chamados trajetos alternativos são os que garantem a fluidez no trânsito, principal objetivo do binário”, explica o engenheiro da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e responsável pela implantação do projeto, Cássio Peron.
Veja também: Começa mais uma fase do sistema binário
Segundo ele, de nada adianta as mudanças nas vias se a população continuar adotando um único destino sempre. “É normal que as pessoas levem um tempo para se acostumar com os novos trajetos, o que não pode acontecer é que elas resistam a essas mudanças”, completa.
Para garantir mais fluidez ao trânsito, Cássio apresenta alguns “trajetos fáceis” que podem ser adotados pela população a fim de evitar congestionamentos e lentidões. Para quem quer se deslocar do Centro para o Jardim Ouro Branco, por exemplo, existem dois principais trajetos. Um deles é utilizar a Rua Antônio Felipe, que ganhou sentido único até a esquina da Praça dos Pioneiros. O outro é utilizar a Rua Souza Naves e dobrar à esquerda na Rua Manoel Ribas, que também ganhará sentido único até a Avenida Tancredo Neves.
Já para quem quer fazer o sentido inverso, ou seja, do Jardim Ouro Branco ao Centro, duas opções são: trafegar pela Rua Pernambuco (que em breve terá sentido único) e descer pela Avenida Paraná (que também ganhou sentido único); ou optar pela Rua Antonio Felipe, contornar parte da Praça dos Pioneiros, pegar a Rua Getúlio Vargas e seguir pela Avenida Paraná.
Para quem está no Centro e precisa chegar à Avenida Heitor Furtado existem, pelo menos, três opções: pegar a Rua Antonio Felipe, seguir pela Rua Luis Spigolon e então sair na Avenida Paraná (ou continuar na Luis Spigolon); ou então seguir pela Rua Souza Naves até o cruzamento com a Heitor; ou ainda pegar a Rua Souza Naves, seguir pela Rio Grande do Norte e sair na Avenida Paraná.
Os motoristas que se deslocam do Jardim Morumbi em sentido ao Centro da cidade também possuem duas principais opções: sair da Rua Souza Naves e pegar a Avenida Belo Horizonte, contornar a rotatória da Praça Brasil, sair pela Avenida Paraná (na quadra que possui mão dupla) e seguir pela Souza Naves. Ou ainda, sair da Rua Souza Naves, dobrar à esquerda na Rua Serafim Afonso Costa e à direita na Rua Amapá (que também ganhou um trecho de mão única).
“Se a população sair do seu trajeto de costume e testar as novas propostas vai perceber que é possível percorrer esses percursos em um espaço mais curto de tempo, mesmo onde há semáforos, já que procuramos sincronizá-los para garantir o bom fluxo dos veículos”, finaliza o engenheiro.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí