Postar no X
A STN (Secretaria do Tesouro Nacional) autorizou nesta semana o financiamento de uma usina de asfalto para Paranavaí, no valor aproximado de R$ 300 mil (mais a contrapartida do município no mesmo valor) e um outro financiamento para a aquisição de três ônibus escolares para a rede municipal de ensino, na ordem de quase R$ 590 mil.
Esta é a última etapa antes do processo de licitação da usina, que agora deve passar por um trâmite burocrático que inclui o Banco do Brasil, órgão financiador, e o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento). O secretário municipal de Gestão Pública, Gilmar Pinheiro, explica que, como os ônibus já foram licitados pelo Governo Federal, o caminho para a aquisição desses veículos será mais rápido que o da usina, que vai necessitar de processo licitatório, o que leva, no mínimo, 40 dias.
A usina de asfalto será a solução definitiva para a recuperação da malha viária pavimentada de Paranavaí. O financiamento para o equipamento será através do programa do Governo Estadual Paraná Urbano. Já o financiamento para os três ônibus será por meio de uma linha de credito do Banco do Brasil, chamada Caminhos da Educação.
Em 2010, o prefeito Rogério Lorenzetti aportou um volume maior de recursos para obras de tapa buraco e recapeamento no orçamento do município. A partir da aquisição da usina e outros equipamentos, haverá em Paranavaí um programa permanente de recuperação de vias pavimentadas. Ele calcula que, com este programa, será possível recuperar, em média 30 quarteirões por mês, com um investimento mensal de 100 mil reais.
Recentemente, o prefeito Rogério Lorenzetti esteve em Brasília para tentar viabilizar recursos e agilizar a execução de projetos em Paranavaí. Entre as visitas que fez na capital federal, o prefeito esteve na Secretaria do Tesouro Nacional, órgão que autoriza o financiamento para os municípios realizarem obras. Na ocasião, Rogério pediu mais celeridade na autorização do financiamento para a usina de asfalto.
Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí