Postar no X
Todos os mais de 2 mil servidores municipais ativos de Paranavaí vão receber o pagamento da primeira parcela do 13º salário esta semana. Os valores estarão depositados nas contas dos servidores na sexta-feira, dia 17 de julho. O pagamento da parcela foi autorizado pelo prefeito Rogério Lorenzetti nesta quarta-feira (15/7). Os 50% do 13º significam pouco mais de R$ 2 milhões injetados diretamente na economia local, movimentando principalmente os setores de comércio e serviços.
“Neste momento difícil que o país vive, ter um volume destes de recursos injetados diretamente no comércio e nas indústrias é sempre muito positivo. Nós trabalhamos com uma gestão de planejamento, que busca provisionar estes recursos antecipadamente para garantir o pagamento em dia dos servidores. Desde janeiro, já estão sendo provisionados 1/12 (um doze avos) mensalmente na folha de pagamento para compor o pagamento do 13º dos servidores”, explicou o secretário de Fazenda Pública, Gilmar Pinheiro.
Na avaliação de Pinheiro, o pagamento da primeira parcela do 13º salário em julho também vai ser uma boa ajuda para quem quer quitar seus débitos através REFIS (Programa de Recuperação Fiscal). “Algumas pessoas querer fazer o REFIS mas não tinham dinheiro para pagar a primeira parcela, por exemplo. Essa ajuda cabe para quem é servidor, e também para os próprios comerciantes, que receberão um dinheiro extra para também aproveitar os descontos do Programa. Antecipar o pagamento do 13º é uma maneira que o município encontrou de minimizar os efeitos da crise para os nossos servidores e para a nossa cidade”, frisou.
Para o prefeito Rogério Lorenzetti, um dos fatores que contribuiu para o pagamento antecipado da primeira parcela do 13º foi a existência de uma boa reserva prudencial para a folha de pagamento. “Isso também é graças a reforma administrativa que fizemos, com a extinção de duas secretarias e 47 cargos comissionados, além da diminuição das gratificações pelo exercício das funções. Manter o equilíbrio orçamentário é fundamento para que nós possamos garantir a continuidade das obras em andamento, o pagamento em dia dos fornecedores e também o adiantamento do 13º já no mês de julho, que é algo que pouquíssimos municípios conseguem fazer”, apontou.
Segundo o assessor da folha de pagamento, João Baptista, “a data prevista no Estatuto dos Servidores para o pagamento do 13º salário é 20 de dezembro, mas o prefeito decidiu adiantar o pagamento porque o município encontra condições financeiras de fazê-lo. Isso reflete a boa gestão dos recursos públicos”.
O município de Paranavaí conta atualmente com 2.047 servidores públicos. Destes, 322 já receberam a primeira parcela do 13º salário antecipadamente por terem direito de requerer o benefício no mês de seus aniversários.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí