Postar no X
O secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, inaugurou nesta terça-feira (30/08) a sede do Instituto Médico-Legal em Paranavaí. O prédio ficou pronto em dezembro de 2010, mas ainda não tinha equipamentos, móveis e pessoal para funcionar. O secretário também entregou uma viatura para recolhimento de corpos.
O IML de Paranavaí sempre operou de forma precária, por não ter sede própria. O atendimento clínico era feito no pronto-atendimento de um hospital público da cidade e as necropsias, executadas em uma faculdade ou em funerárias.
Durante 30 anos, apenas um médico legista – Luiz Antônio Ricci de Almeida, hoje com 64 anos – analisou os cadáveres encaminhados pelo 35 municípios da região, acompanhado de três auxiliares de necropsia. Com a nova infraestrutura, serão mais três médicos, um auxiliar de perícia e três motoristas.
“O IML é um local onde ocorrem muitos momentos de dor e consternação. Por isso, a Secretaria da Segurança Pública e o governo estão dando total atenção a este setor. Temos consciência de que é nosso dever dar condições de trabalho àqueles que se dedicam a um ofício tão nobre”, afirmou o secretário.
O diretor-geral do IML, Porcídio Villani, trabalha como médico-legista desde 1977 e disse nunca ter visto um governo que valorizasse tanto o órgão. Ele ressaltou o trabalho do diretor-administrativo do IML, Moisés Alves Nunes, para que todo o processo para as melhorias que estão sendo feitas fosse desenvolvido.
Homenagem – Ricci receberá o título de cidadão honorário. O anúncio foi feito pelo prefeito de Paranavaí, Rogério Lorenzetti. O médico disse estar contente com a homenagem, mas mais contente ainda por saber que agora, mesmo a dois anos de sua aposentadoria, a cidade e a região estarão bem assistidas.
Fonte: Agência Estadual de Notícias