Postar no X
“Mesmo com as chuvas intensas deste domingo, em geral nosso sistema de drenagem funcionou muito bem em virtude dos serviços de manutenção que temos executado em toda a cidade, desobstruindo galerias e limpando as bocas de lobo. Houve concentração de água em alguns pontos de baixada por causa do grande volume de água, mas sem nenhuma ocorrência de alagamentos. Tivemos problemas em três pontos específicos, onde estão executadas obras de pavimentação, mas as nossas equipes já começaram no domingo mesmo com os trabalhos de limpeza e recuperação nesses locais”, apontou o secretário municipal de Infraestrutura, Eurípedes Lemes Silva, nesta segunda-feira (4/2).
Segundo o meteorologista da Estação Meteorológica do Iapar de Paranavaí, Osmar Alves Vieira, neste domingo (3/2) o volume de chuva registrado foi de 104,2 milímetros. “A concentração da chuva num único dia foi superior à média prevista para todo o mês de fevereiro, que é de 100 milímetros”, explicou.
Na avaliação do secretário Eurípedes Lemes, um dos principais problemas decorrentes da chuva foi no Conjunto Dona Josefa, onde alguns muros de arrimo e taludes das casas que estão sendo construídas no terreno da Mitra cederam e a terra invadiu algumas ruas e entupiu galerias. “Ontem [domingo] mesmo já mobilizamos as equipes da Secretaria e começamos o trabalho de drenagem para escoar a água e a retirada da terra que deixou as ruas intransitáveis. Hoje [segunda] as equipes continuam com os trabalhos no local”, frisou o secretário.
Outros dois locais que tiveram danos foram na Vila Alta, onde estão sendo executadas obras de pavimentação através do PAC 2, e na Rua Longuini, do prolongamento da Avenida General Andrade Neves, no Jardim São Jorge, até a PR-218, que dá acesso ao distrito de Graciosa. Neste último, também já haviam sido iniciadas as obras de pavimentação do trecho. “Nos dois casos, nós já contatamos as empreiteiras responsáveis pelos serviços e estamos em conversação para que elas recuperem os trechos afetados para que as obras possam ter continuidade o mais rápido possível”, explicou Eurípedes.
Queda de Árvore - Quedas de árvores foram registradas em várias cidades da região por conta da intensa chuva deste domingo (3/2). “Mas, em Paranavaí, nenhuma árvore caiu. E isso é graças ao trabalho de prevenção que a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) vem realizando, cortando árvores que apresentam riscos na cidade”, avaliou o prefeito Rogério Lorenzetti.
Há dez dias a Semam iniciou um cronograma para cortar pelo menos 30 árvores que apresentam risco de queda na região central de Paranavaí. “Eram árvores secas, que apresentavam estado avançado de podridão, estavam ocas e que poderiam cair caso houvesse chuva com ventos fortes. Nos antecipamos ao problema, realizamos uma vistoria minuciosa nas árvores de grande porte e executamos o serviço em poucos dias”, explicou a bióloga da Semam, Poliana Morais.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí