Sanepar faz pré-tratamento da água do Ribeirão Arara para garantir a qualidade


  

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) toma todas as providências para que a população de Paranavaí receba água de qualidade. Nos últimos dias, devido ao grande volume de chuvas, a água captada no Ribeirão Arara tem apresentado alto índice de ferro e manganês e, mesmo depois de todo o tratamento, ainda tem um tom amarelado, devido à presença de ferro. A água distribuída passa por pré-tratamento já a partir da captação.

“Optamos pelo pré-tratamento porque a água percorre cinco quilômetros já com o cloro reagindo na água bruta”, explica José Roberto França de Abreu, responsável pela qualidade da água no Noroeste do Estado.

O gerente regional da Sanepar de Paranavaí, Arnaldo Rech, tranquiliza a população. “Além de todo o cuidado no tratamento da água, nossas equipes executam descargas nas redes e em vários pontos da cidade”. Fazer a descarga consiste em retirar a água amarelada da rede.

Rech destaca que, após estas alterações, ainda pode persistir a cor amarelada devido a sua presença nas caixas-d’água das residências que ainda não consumiram o produto por completo. Ele lembra ainda que a presença de ferro na água não apresenta risco para a saúde.

Controle de Qualidade – A Sanepar tem um rigoroso controle da qualidade da água distribuída. A Companhia envia relatórios mensais das análises da água para as secretarias municipais de Saúde e semestrais para a Secretaria Estadual da Saúde. As secretarias municipais são responsáveis por incluir os dados dos relatórios que recebe do Sistema de Informação da Qualidade da Água, do Ministério da Saúde. A população pode acompanhar a qualidade da água da sua cidade pela conta de água que recebe mensalmente ou acessando o site www.sanepar.com.br.

Para assegurar essa confiabilidade da água distribuída em mais de 47 mil quilômetros de rede em todo o Estado, a Sanepar mantém uma estrutura de análise laboratorial que segue rigorosamente os parâmetros de qualidade determinados pela Portaria 2.914, do Ministério da Saúde.

O controle da qualidade da água começa na captação. Cada Estação de Tratamento de Água conta com um laboratório que analisa a qualidade da água no ponto de captação (a chamada água bruta) e em todas as fases do tratamento, até a etapa final, quando a água produzida está pronta para o consumo humano.

De hora em hora, são analisados aspectos como cor, turbidez, pH, cloro e flúor na água produzida e na tratada. A alcalinidade é verificada a cada quatro horas. Esses dados servem para apontar necessidades de correção no processo de tratamento. Depois que a água entra na rede de distribuição, a Sanepar faz o monitoramento em diversos pontos para analisar a qualidade da água distribuída.

Fonte: Agência Estadual de Notícias






Design by Gustavo Picoloto