Postar no X
O prefeito Rogério Lorenzetti sancionou na manhã desta segunda-feira (1º/9) a Lei que incluiu a Festa da Primavera, organizada pela colônia japonesa, no calendário oficial de eventos do município. A Festa acontece sempre no mês de setembro e a aprovação do projeto de Lei teve votação favorável unânime na Câmara de Vereadores.
“Em nome da SPDC e da comunidade nipo-brasileira, estivemos no gabinete do prefeito Rogério em julho entregando um ofício, pedindo a inclusão da festa no calendário da cidade. A administração municipal foi muito pronta em nos orientar sobre como proceder e indicar vereadores que pudessem apoiar nossa proposta junto à Câmara. Esta é uma grande honraria para nós e tem um significado muito forte para toda a colônia. Representa o reconhecimento público do Executivo e do Legislativo, e através dessa Lei poderemos buscar subsídios, parcerias, recursos, que vão beneficiar toda a comunidade nipo-brasileira. Queremos parabenizar o prefeito Rogério por tantas grandes obras que a cidade vem ganhando, como a inauguração de novas UBS, creches, os bairros sendo asfaltados. Paranavaí é hoje motivo de orgulho para todos nós, e isso porque é uma cidade bem dirigida, por uma pessoa de confiança”, agradeceu o presidente da SPDC (Sociedade Paranavaiense de Desportos e Cultura), Mamoru Fukuyama.
O diretor da SPDC, Carlos Makino, lembrou que a Festa da Primavera foi lançada há 19 anos, quando o clube estava sob sua presidência. “Desde o início trabalhamos com uma diretoria que acredita em deixar uma marca que condiz com o que a colônia japonesa representa em Paranavaí. A Festa foi criada para mostrar a força da união, da tradição, e já são 19 anos agregando pessoas, não só japoneses, mas brasileiros que se interessam pela cultura também”, destacou.
Para o prefeito Rogério Lorenzetti, “a inclusão da Festa da Primavera no calendário do município é uma maneira de reconhecer a importância da contribuição que a comunidade nipônica sempre deu para o desenvolvimento da cidade. A Festa é um privilégio que toda a população tem de vivenciar um pedacinho do Japão em Paranavaí, toda a sua cultura, folclore, dança, gastronomia, suas tradições. Para nós, os japoneses são um exemplo de disciplina, organização, de valorização de uma história que é milenar. Me sinto honrado de ser o prefeito que inclui esta festa no calendário oficial do município”, enfatizou Lorenzetti.
Legislativo – A assinatura da sanção da Lei foi acompanhada por representantes da SPDC e da comunidade nipo-brasileira, e ainda pelos vereadores José Galvão e Walter dos Reis, que apresentaram na Câmara de Vereadores o projeto de Lei.
“Para nós foi um prazer sermos incumbidos de apresentar esse projeto de Lei na Câmara e mais ainda pela parceria de nossos colegas vereadores, que votaram favoravelmente por unanimidade. A Festa da Primavera é muito tradicional em Paranavaí, atraindo aproximadamente 10 mil pessoas todos os anos. Este reconhecimento é o mínimo que podíamos fazer por essa sociedade que tanto trabalha em prol de Paranavaí”, apontou o vereador José Galvão.
Para o vereador Walter dos Reis, “a SPDC sempre fez um trabalho sério, honesto, que engrandece o nome da nossa cidade, e merece todo nosso reconhecimento, apoio e participação”.
Festa da Primavera – Este ano a Festa da Primavera começa nesta terça-feira, dia 2 e vai até sábado (6/9) com programação cultural, apresentações artísticas, confecção de origamis, e a tradicional culinária japonesa. O cardápio da festa inclui harumaki (rolinho primavera), sashimi (peixe cru), sushi (arroz temperado com legumes e envolto em algas), udon (macarrão com molho de soja), yakissoba (macarrão com legumes), sukiyaki (verduras, legumes e carnes com molho japonês), tempurá (legumes fatiados misturados em massa e fritos), e outras opções.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí