Reunião discute futuro de haitianos no mercado de trabalho paranavaiense


  

No último domingo (1º/11) a Agência do Trabalhador reuniu haitianos que moram em Paranavaí para buscar uma solução de trabalho para os estrangeiros. A conversa do gerente da Agência, Lucas Barone, com os 80 haitianos, esclareceu alguns pontos importantes relacionados ao trabalho que eles podem oferecer aos empresários da cidade e firmou nova parceria com eles, que estão dispostos a se enquadrarem na realidade do mercado do Brasil.

“Nossa conversa foi para corrigir os erros que eles cometeram quando tiveram as primeiras oportunidades de trabalho. Tentamos ensinar a eles que é preciso fazer o melhor para empresa e se dedicar ao máximo, para que todos possam alcançar bons resultados. Pedimos o apoio dos empresários da cidade, para que deem novas oportunidades a eles e contratem haitianos para ocuparem lugares nas equipes”, destacou Barone.

A diferença cultural e a língua portuguesa foram empecilhos no começo da jornada de trabalho dos haitianos no país, mas a reunião também serviu para discutir o progresso nessas áreas. A Agência disponibiliza qualificação profissional para que haitianos possam ter estabilidade e desenvolvimento em Paranavaí.

“Atualmente, 31 haitianos possuem registro na Agência do Trabalhador. Todos que possuem registro estão identificados com sua profissão e suas habilidades. A intenção é aumentar esse número o mais rápido possível, para que todos possam ser inseridos no mercado de trabalho”, frisou Barone.

No final deste mês, a Agência deve promover um workshop com todos os setores de Recursos Humanos (RH) de Paranavaí para discutir vários assuntos, entre eles as alternativas que podem ser tomadas para que os haitianos não possam ser beneficiados e ganhar espaço novamente nas empresas.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto