RedeSim começa a se tornar realidade em Paranavaí


  

Desde o último ano, o Sebrae/PR acompanha, orienta e estimula o processo de implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (RedeSim) em Paranavaí. Trata-se de um sistema online que integra informações do governo federal, dos 399 municípios paranaenses, assim como de órgãos como Jucepar, Receita Estadual, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Polícia Civil, numa base de dados única. A novidade trará segurança, agilidade e simplicidade aos processos de abertura, alteração e fechamento de empresas.

O sistema integrador, que no Paraná se chama Empresa Fácil, já é realidade em algumas regiões do Brasil. Desde dezembro de 2014, os municípios paranaenses passaram a aderir à proposta. Em Paranavaí, o processo já está adiantado, com a compra dos equipamentos necessários e formações e treinamentos dos funcionários das entidades envolvidas.

Wendell Gussoni, consultor e responsável pelo projeto no escritório do Sebrae/PR no município, explica que o papel do Sebrae/PR neste processo começou há bastante tempo, como entusiasta e articulador para que os municípios aderissem à proposta da RedeSim. “Agora, às proximidades da implantação, nosso trabalho não para por aqui, vamos continuar orientando e até acompanhando se todos os envolvidos estão desempenhando suas funções conforme acordado. O objetivo é que todos caminhem juntos para a eficiência do processo”, esclarece.

A previsão da inauguração do sistema em Paranavaí é para a primeira quinzena de março. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Carlos Henrique Scarabelli (Kaká), a RedeSim é uma das ações prioritárias do Programa Cidade Empreendedora, iniciativa do Sebrae/PR que visa estimular o empreendedorismo na região. “Sabemos que as atividades dos órgãos públicos ainda são burocráticas, por isso estamos em busca de facilidades e da modernização. Desde já a RedeSim é muito bem-vinda no município”, garante.

O fato de Paranavaí ser uma das primeiras cidades do Paraná a aderir e iniciar a implantação da RedeSim pode vir a torná-la mais atrativa aos novos negócios, é o que diz o consultor Wendell. “Esse será, sem dúvidas, mais um diferencial da cidade, que passará a congregar outro aspecto favorável para o ambiente empresarial”, reforça.

O que muda – Com a implantação da RedeSim, os municípios se tornarão mais ágeis no processo de abertura de empresas. O empreendedor poderá realizar todos os procedimentos de maneira online e digitalizada. Ao acessar o sistema, o futuro empresário irá cadastrar todas as particularidades do seu negócio, será possível tirar dúvidas quanto a legalidade, se é permita a instalação do empreendimento na região em que ele deseja e até as possibilidades de expansão do negócio.

Ao enviar o cadastro, o software integrador distribuirá a solicitação a todos os órgãos responsáveis, que já poderão agilizar o processo e dar andamento a demanda. A expectativa é que a emissão dos alvarás prévios de funcionamento, Cadastros Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e outros documentos aconteçam num prazo de até 5 dias.

Sem o sistema, esses mesmos documentos precisam ser requeridos de maneira individual, presencialmente, com acúmulo de papéis e em um tempo, médio no Brasil, de 120 dias.

O consultor do Sebrae/PR conclui dizendo que a RedeSim é um grande avanço para que os empreendedores tenham facilidade em suas tarefas e possam direcionar suas energias para o planejamento de gestão, de estruturação e de outros processos do empreendimento. “Eles poderão se dedicar a situações pertinentes ao negócio e não ficarão presos aos sistemas burocráticos.”

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto