Postar no X
A queda no valor da primeira parcela do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) repassada pelo Governo Federal no último dia 10 de janeiro a Prefeitura de Paranavaí preocupou o prefeito Rogério Lorenzetti. O valor da parcela (R$ 737 mil) é 23% inferior ao valor pago no dia 10 de dezembro de 2009, o que significa quase 170 mil reais a menos nos cofres do município.
Veja também: Fundo de Participação dos Municípios também sofreu queda em 2009
Segundo o secretário de Gestão Pública, Gilmar Pinheiro, o dinheiro do FPM é investido em ações da secretaria de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. “O que conseguimos levantar de recursos com o IPTU perdemos no FPM. A situação é preocupante se continuar desta forma”, destacou.
Mensalmente, três parcelas do FPM são repassadas aos municípios, sempre nos dias 10, 20 e 30. O prefeito Rogério Lorenzetti já se pronunciou a respeito da redução e disse ter esperanças de que o valor perdido na primeira parcela será recuperado nos próximos repasses.
“Os prefeitos precisam estar mobilizados para que o repasse seja regularizado. Cada vez mais aumenta as responsabilidades do município e diminui os recursos”, comentou Lorenzetti.
Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí