Pronto Atendimento Municipal passa a ser monitorado por câmeras


  

Começou a funcionar nesta semana o sistema de vigilância eletrônica no Pronto Atendimento Municipal de Paranavaí (PA). Ao todo, são 13 câmeras que vão garantir a segurança de pacientes e profissionais de saúde e ajudar a evitar danos ao patrimônio público. O investimento é de aproximadamente R$ 10 mil (recurso próprio do município).

As câmeras foram instaladas de acordo com a legislação vigente e estão situadas na entrada do prédio, recepção, corredor central e na área de serviços. De acordo com a secretária interina de Saúde, Selma Weber, as imagens serão acompanhadas de perto pela diretoria do PA e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e armazenadas em um computador do Pronto Atendimento.

O prefeito Rogério Lorenzetti também já providenciou a instalação do programa que permitirá receber as imagens das câmeras em tempo real por meio da internet em seu computador. “Essa é uma ferramenta imprescindível para nós gestores, já que não conseguimos estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Com a ajuda das câmeras vou estar acompanhando diariamente a movimentação do PA”, revelou o prefeito.

Segundo a secretária, a intenção da administração municipal é fazer com as câmeras o mesmo que foi feito com os relógios de ponto biométrico: ampliar a sua utilização para todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Para isso, a Sesau já iniciou o processo de licitação para aquisição de novas câmeras que começarão a ser implantadas nas UBS´s a partir do ano que vem.

Melhora no atendimento/otimização de recursos – Durante uma reunião com o prefeito Rogério Lorenzetti, nesta terça-feira (16/10), a secretária Selma Weber, a chefe do departamento financeiro, Ivanete Nascimento, e os diretores da Sesau, os médicos Sari Omar e Gislaine Erédia Araújo, anunciaram novas medidas que estão sendo adotadas pela Secretaria com o intuito de melhorar o atendimento e otimizar os recursos investidos na área.

Além da utilização das câmeras, Gislaine falou da recente integração do sistema operacional utilizado pelos postos de saúde que permitirá aos funcionários acompanhar o prontuário de cada usuário do sistema público de saúde do município. “Os profissionais das unidades vão saber quantas vezes e em quais locais esse paciente foi atendido nos últimos meses, quais os exames ele já realizou, entre outras informações que vão ajudar a economizar não só tempo, mas também recursos”, detalhou a médica.

Lorenzetti aproveitou a oportunidade para determinar a equipe que realize, já a partir dos próximos dias, reuniões semanais com os coordenadores de todas as unidades e programas de saúde (tais como saúde da mulher e do homem) a fim de que possa acompanhar de perto a evolução dos trabalhos e dificuldades de cada unidade ou programa, e assim avaliar a necessidade de mudanças gerenciais.

Durante a reunião, o prefeito também anunciou que, a partir de janeiro do próximo ano, a Sesau passará a contar, no seu quadro de funcionários, com um advogado e um contador que irá auxiliar a Secretaria na prestação de contas e no controle orçamentário.

Gestão plena – Um outro assunto que esteve em pauta durante a reunião desta terça-feira foi a adoção pelo município de um novo Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (CoaP). Em tese, o município deixará de ter gestão da atenção básica e passará a ter gestão plena pactuada a nível estadual e federal. Isso significa que o próprio município será responsável financeira e administrativamente pela saúde pública local, desde a atenção primária ou básica até os casos de média e alta complexidade, com repasses de recursos do Ministério da Saúde direto para o fundo do próprio município. Tal mudança deverá ocorrer a partir de 2013.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto