Projeto de Inclusão Digital é indicado para prêmio nos Estados Unidos


  

Implantado há um ano em Graciosa, distrito de Paranavaí, no Paraná, o projeto de inclusão digital transformou a realidade da pequena comunidade e acaba de ser indicado ao prêmio do Woccu (Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito), que promove o desenvolvimento sustentável das cooperativas de crédito ao redor do mundo.

Mantido pela Sicredi União PR/SP, o projeto já formou mais de 60 alunos e utiliza, para seu funcionamento, uma sala onde antigamente funcionava a agência Sicredi local, ao lado da Igreja Matriz. Para o pontapé inicial, foram adquiridos equipamentos, mobiliários e contratada uma equipe de instrutores em parceria com a Fatecie (Faculdade de tecnologia e Ciências do Norte do Paraná) de Paranavaí, que oferece também o conteúdo que será ministrado aos alunos. O curso tem duração de quatro meses e as turmas têm, no máximo, dez participantes cada.

Participação
A gerente da agência Sicredi local, Andréia Rodrigues Mendonça Viana, explica que a decisão de implantar o projeto partiu da própria cooperativa, a única instituição financeira do distrito. “No início os associados ficaram um pouco desconfiados e até envergonhados em voltar a estudar. Mas depois, com o envolvimento e a aprendizagem, a empolgação tomou conta da turma, que hoje elogia e indica o programa para outras pessoas”, alegra-se Andréia.

Segundo a gerente, por enquanto, o público jovem demonstra mais interesse pelo curso, mas a assessora de Programas Sociais da cooperativa Sicredi, Sandra Michels, diz que não há limite de idade para participar, mas que a turma da noite é destinada a adultos, inclusive os que estão na melhor idade. “Os alunos aprendem o pacote office e sobre o uso da internet. Além disso, os instrutores também ensinam sobre o funcionamento do computador”, conta Sandra.

O empresário Jefferson Steinhauser, apoiado pela esposa Ilma Steinhauser, que o matriculou sem ele saber, participou da primeira turma do projeto e hoje nota a diferença em seus negócios. “Foi uma aprendizagem muito grande. Me trouxe vários benefícios pessoais e para a minha empresa também. Aprendi a realizar as planilhas para controlar os negócios. Antes era tudo manual. Facilitou muito meu trabalho e o contato com o cliente também ficou mais rápido e eficiente”, destaca o empresário.

Prêmio
Surpresos e felizes com a indicação, a diretoria da Sicredi União e os responsáveis pelo projeto, embarcam para os Estados Unidos para participar do Woccu, que acontece de 12 a 15 de julho. Durante o evento, colaboradores cooperativistas que desenvolvem projetos voltados para a comunidade onde estão inseridos, concorrerão ao prêmio.

Em 2015 cinco projetos serão escolhidos e anunciados em uma cerimônia de premiação. Os vencedores terão todas as despesas pagas para participar do Woccu 2016, na Irlanda. “Estamos torcendo muito para trazer esse prêmio para Graciosa. O projeto tem trazido resultados muito bons para nossa comunidade e reconhecimento para a cooperativa. Estamos orgulhosos da indicação e do trabalho que desenvolvemos”, finaliza a gerente Andréia.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Sicredi União PR/SP - Regional Noroeste






Design by Gustavo Picoloto