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O Procon de Paranavaí realizou nesta quarta e quinta-feira (21 e 22/5) uma fiscalização em 10 agências bancárias da cidade para verificar sobre um número considerável de reclamações junto ao órgão com relação ao tempo de espera no atendimento. Desta vez, nenhuma agência foi autuada durante a Operação Fila em Banco.
“Além do que determina o Código de Defesa do Consumidor, as fiscais também se basearam nas Leis Municipais 2.632/2005 e 3.908/2012, que estabelecem que o consumidor não pode ser constrangido a um tempo de espera superior a vinte minutos nos bancos. Claro que há exceções. Nos cinco primeiros dias úteis de cada mês, no dia 10 de cada mês ou no primeiro dia subsequente e nos anteriores e posteriores aos feriados, a tolerância no tempo de espera é aumentada para trinta minutos. Neste primeiro momento, a operação não foi feita em dias de pico, mas em casos de autuações, os bancos respondem a um processo administrativo e podem receber multas em torno de R$ 70 mil reais”, explica a coordenadora do Procon de Paranavaí, Aline Cruz de Campos Garcia.
Durante a Operação Fila em Banco, os fiscais do Procon também avaliaram os banheiros das agências, verificando se estão adequadas para acessibilidade e se estão sinalizadas de forma visível aos consumidores que estão no interior da agência. As agências que não estão totalmente adequadas receberam um prazo de 30 dias para as devidas providencias.
Também foi analisada a quantidade de guichês disponíveis, caixas em funcionamento, quantidade de consumidores na fila, terminais existentes e em operação no autoatendimento e a presença de orientadores nos caixas eletrônicos.
O consumidor que tiver dúvidas ou quiser fazer uma reclamação pode procurar o Procon. “Mas é importante lembrar que o consumidor sempre deve fazer a autenticação de sua senha junto ao caixa na hora do atendimento”, frisa a coordenadora.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí