Presidente Castelo Branco assina convênio para descarte de resíduos orgânicos no aterro de Paranavaí


  

O município de Presidente Castelo Branco é o mais novo conveniado para utilização do aterro sanitário de Paranavaí para o descarte de resíduos orgânicos. O contrato de convênio foi assinado na manhã desta sexta-feira (20/11) durante a Assembleia Geral do CICA (Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental).

Veja também: Três cidades renovam convênio de utilização do aterro sanitário de Paranavaí

Para o prefeito de Paranavaí, Rogério Lorezentti, que também preside o CICA, “é muito importante para o Consórcio e para a cidade de Paranavaí esta parceria com o município de Presidente Castelo Branco. Queremos continuar prestando serviço para os municípios da região através de convênios como este. A ideia é que nós, provavelmente, através destes convênios, vamos buscar lixo até em Querência do Norte. Porque não existe outra forma de desenvolvimento a não ser esta, de consorciar os municípios e dividir as contas. O interesse da preservação dos mananciais de água é de todos nós. Se a água polui, ela não polui só em Paranavaí ou só em Tamboara, Mirador ou Castelo Branco. Esta água vai poluir toda a região e nós podemos ter sérios problemas de abastecimento nas nossas cidades. Então a regionalização dos resíduos é a melhor solução para todos nós. O Consórcio é uma estrutura permanente. É claro que temos muitos desafios a serem vencidos, mas nós vamos chegar lá e nos orgulhar de termos participado disto que está acontecendo hoje na região Noroeste”, destacou.

A prefeita de Presidente Castelo Branco, Gisele Potila Faccin Gui, disse que “esta parceria é muito importante para cidades menores como a nossa. Sabemos que o Ministério Público cobra para que os municípios enviem seu lixo para aterros licenciados e regularizados. Eu agradeço muito que o prefeito Rogério esteja sendo nosso parceiro, tanto nos inserindo no CICA, quanto nesta questão da utilização do aterro de Paranavaí. Isso mexeu também um pouco com nosso comodismo na questão da reciclagem. Começamos a fazer este trabalho agora, e tudo isso nos ajuda a desenvolver nossa cidade também. Nós vamos aprendendo com os parceiros sobre como gerir ações para evitar danos ambientais e também problemas para a administração do nosso município”.

Para que uma cidade possa utilizar o aterro sanitário é necessário ter alguns requisitos básicos. A cidade deve estar inserida no CICA e se comprometer em fazer a coleta de lixo seletiva para evitar que algum material reciclável esteja no meio do lixo. Além disso, os municípios encaminham os resíduos até o aterro. Depois de pesados, as prefeituras recebem os boletos ao fim do mês para o pagamento. Atualmente, o preço da tonelada é R$ 88,67.

Além de Presidente Castelo Branco, que passou a integrar o rol de municípios que têm convênio para descarte de resíduos no aterro sanitário de Paranavaí, outros municípios, que já utilizam o serviço, estão renovando seus contratos para o ano de 2016. Na quinta-feira (19) os contratos de renovação foram assinados nas cidades de Tamboara, Nova Aliança do Ivaí e Mirador. Nos próximos dias também serão renovados os contratos com as cidades de Alto Paraná e São Carlos do Ivaí.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto