Postar no X
Começaram nesta semana as obras da cobertura do Estádio Municipal Waldemiro Wagner, em Paranavaí. A cobertura havia sido destruída no final de 2005 durante o temporal que trouxe muitos estragos para a cidade, inclusive para a malha viária.
Desde então, a Prefeitura lutava para obter recursos e repor a cobertura das chamadas sociais, onde estão as cabines de rádio e TV, bem como o setor de cadeiras. Com o benefício, os desportistas realizam o sonho de contar novamente com um estádio coberto.
O município está investindo R$280 mil com recursos próprios na reconstrução, cumprindo uma determinação do prefeito Mauricio Yamakawa, entendo a importância daquela praça de esportes para a realização de grandes eventos, dentre os quais, os jogos do ACP – Atlético Clube Paranavaí (campeão paranaense de 2007). A previsão é que as obras sejam finalizadas ainda neste mês.
O estádio também vai ficar mais bonito em todo o seu interior. Tudo por conta de uma parceria da Prefeitura com a empresa Paranagril, que prevê a recuperação do gramado. Enquanto este trabalho não for concluído, o estádio não será liberado para eventos, incluindo partidas de futebol.
História - A principal praça esportiva do município foi construída na gestão de Rubens Felippe (1989-1992) apenas com recursos municipais. O estádio tem capacidade para 18 mil pessoas sentadas. Um dos momentos memoráveis do Waldemiro Wagner foi o jogo de inauguração, quando a seleção brasileira enfrentou a Costa Rica com público recorde de 25 mil torcedores.
Além de destacar a cidade no cenário esportivo, Rubens Felippe conta que a construção do estádio também solucionou o grave problema de erosão que havia no local. “Milhares de caminhões de terra foram usados para aterrar a área”, relembra.
A escolha do nome de Waldemiro Wagner foi feita pela Câmara de Vereadores da época. “Foi uma pessoa que contribuiu muito para a área esportiva do nosso município”, afirma. “A cobertura vai ser retomada no estilo original para melhor acomodar os paranavaienses. O estádio é um grande orgulho para a nossa cidade”, frisa Felippe, reiterando que a praça de esportes é fruto de administrar com planejamento e pensando no futuro.
Nesta quinta-feira o prefeito Mauricio Yamakawa e o presidente da Fespar José Edegar Pereira estiveram no estádio acompanhando as obras. O prefeito destacou a importância do estádio para a toda região. Amante do esporte e torcedor apaixonado do Vermelhinho, Yamakawa lembra que recuperar o estádio é uma forma do município investir em ações de incentivo ao esporte. “Proporcionar boas condições para os jogares e conforto aos torcedores é fundamental”, salienta.
De acordo com o presidente da Fespar (Fundação de Esportes), José Edegar Pereira a falta da cobertura afastou muitos torcedores, que por causa da chuva e sol forte deixavam de assistir aos jogos. “Agora, com o investimento do município, o estádio voltará às boas condições com estrutura adequada”.
Este novo investimento é a confirmação de que a cidade se preocupa com o esporte. Foi assim ao promover os Jogos da Juventude no ano passado com mais de 7 mil atletas de todo o Estado. Foi assim neste ano com os Jogos Universitários do Paraná, neste ano.
Os eventos deixam nos jovens a vontade de praticar esportes e melhoram a infra-estrutura da cidade. Em ambos os eventos as praças de esportes passaram por melhorias, utilizadas agora pelos jovens do município, que praticam uma modalidade nas dezenas de escolinhas mantidas pela Fespar.
Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí