Postar no X
“Já implantamos o sistema de videomonitoramento, que vem auxiliando a polícia na resolução da criminalidade, e estamos caminhando para a implantação da Guarda Municipal em Paranavaí. Mas precisamos da ajuda do Governo do Estado para garantir segurança e tranquilidade à população”, afirmou o prefeito Rogério Lorenzetti durante a abertura oficial da 41ª ExpoParanavaí, realizada no último sábado (9/3). O prefeito pediu o apoio direto do governador Beto Richa, que também participou da solenidade, para a ampliação das ações na área de segurança pública.
Rogério lembrou que o sistema de videomonitoramento, implantado em Paranavaí no final do ano passado, já viabilizou prisões, apreensões e até serviço de utilidade pública. Além disso, nas áreas monitoradas houve uma redução nos índices de criminalidade. Segundo um levantamento realizado pelo 8º Batalhão, tomando como base os meses de janeiro de 2011 e de 2012, houve uma redução de 21,25% da criminalidade na cidade, sendo que na área central a queda de ocorrências foi de 30,51%.
Agora, o município está buscando apoio técnico e financeiro para a instalação da Guarda Municipal. No final de fevereiro, durante agenda de visitas em Brasília, o prefeito Rogério recebeu a informação de que a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça deve ajudar nesse processo, com a abertura de um edital para a liberação de recursos para novos projetos na área da segurança pública, entre eles a implantação de guardas municipais e de GGI (Gabinetes de Gestão Integrada). A licitação deve ser aberta ainda neste mês de março.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí