Postar no X
“Quando falamos de mudar a cultura aqui em Paranavaí, é difícil; encontramos muita resistência. Mas, ou começamos a pensar como cidade grande, ou não vamos crescer. Vejo que a Aciap tem que ser uma extensão do município, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Estamos todos trabalhando com o mesmo objetivo”, defendeu o prefeito Delegado KIQ durante uma reunião nesta segunda-feira (9/1) com o presidente da Aciap (Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí) João Roberto Viotto, membros da diretoria, secretários municipais e os vereadores Lucas Barone e Leônidas Fávero. Em pauta, dois assuntos importantes: o projeto de decoração permanente do Centro da cidade e a implantação de um calçadão coberto na região do comércio central.
“A Aciap idealizou um projeto de decoração permanente do Centro da cidade, com estruturas metálicas (no estilo pórtico) implantadas na Rua Getúlio Vargas. O projeto inicial contempla 18 pórticos. Sabemos que sempre é polêmico fazer um trabalho em área pública, mas não podemos iniciar fazendo na cidade toda; é preciso ter um ponto de partida. O que precisamos ter em mente é que o projeto de decoração permanente nos permite usar esta estrutura para todas as datas comemorativas. Hoje temos um trabalho com o Natal, mas podemos estender isso para o Carnaval, Dia das Mães, Dia dos Namorados, etc”, explicou Viotto.
Para o presidente da Aciap, o mais importante é fazer uma parceria entre a iniciativa pública e a privada, para que os projetos não custem nada ao município. “O que estamos propondo é uma PPP (Parceria Público-Privada), já que achamos inviável deixar isso como patrimônio. Isso porque quando muda o prefeito, se corre o risco de perder todo este trabalho. Além disso, nós vamos decorar os espaços públicos com a participação de recursos da iniciativa privada. A intenção é criar é uma frente composta por secretários municipais e diretores da Aciap, para cuidar especificamente deste assunto e precisamos do apoio da Prefeitura. A ideia é que isso não custe nada para o município. A Aciap quer comercializar estes pórticos e queremos a participação e a presença física mesmo do prefeito KIQ nas visitas para conversar com os empresários”, frisou.
Calçadão coberto – Outro projeto em discussão entre a Aciap e a Prefeitura é a implantação de um calçadão coberto na área do comércio central da cidade. “Para começar, queremos escolher três locais onde poderia ser implantado este calçadão e apresentar ao setor de Planejamento da Prefeitura, para que o município (através de seus engenheiros) nos indique o melhor espaço. O sonho de consumo da Aciap hoje é criar um Centro Gastronômico neste calçadão. Ele deve funcionar como um shopping, com vida própria, regimento interno, horários de carga e descarga, segurança, etc. E a Prefeitura decide como quer utilizar os quiosques implantados, se através de licitação ou outra maneira. Neste espaço será necessário rebaixar a iluminação de maneira subterrânea, fazer o calçamento da quadra específica, e instalar as estruturas metálicas para os quiosques. Mas, dentro dos espaços públicos, é muito importante pensarmos na carência de opções de turismo e lazer que a cidade tem hoje”, enfatizou o presidente da Aciap.
O prefeito KIQ manifestou que tem duas preocupações sobre o assunto: que seja feito um estudo criterioso de mobilidade para a escolha do melhor lugar e, “aliado a isso, que o projeto seja muito bom e completo, que realmente atraia as pessoas, que seja uma opção de lazer, etc. Antes da eleição pedi para o nosso secretário de Desenvolvimento Urbano, Darlan Alves, fazer um projeto do Calçadão, sem sabermos ainda o lugar, mas um projeto que dê para adaptarmos, do tamanho de um quarteirão e, conforme for dando certo, podemos pensar numa expansão, abrindo novos módulos em novas quadras. Do ponto de vista financeiro, este espaço será autossustentável. Nós sabemos que é um projeto muito bom para a cidade, e o que é bom para a cidade, nós sempre vamos apoiar”, afirmou.
A partir desta reunião, a Aciap, a Prefeitura e a Câmara vão montar uma Comissão de Eventos para o fomento do desenvolvimento econômico e do comércio local. O acordo é a elaboração de um protocolo de intenções e um cronograma de ações para oficializar a parceria e colocar os projetos em prática. Por parte da Prefeitura, esta Comissão deve contar com representantes das secretarias de Comunicação Social, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente, Infraestrutura e Procuradoria Jurídica.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí