Postar no X
Com o objetivo de buscar orientações sobre os investimentos na área de saúde, conseguindo, assim, otimizar os recursos do município, o prefeito Rogério Lorenzetti e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde viajaram nesta segunda-feira para o Rio Grande do Sul, onde irão participar nesta semana do XXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.
Atualmente, o município destina 26% do seu orçamento para a saúde, muito além dos 15% exigido por lei. A ida do prefeito ao congresso é justamente para buscar meios de tornar toda essa aplicação na saúde ainda mais eficiente. Quando Rogério assumiu a Prefeitura, em janeiro de 2009, o total da fatura paga pelo município ao Consórcio Intermunicipal de Saúde – CIS/Amunpar (que administra o Centro Regional de Especialidades) era de aproximadamente R$ 37 mil. Em maio deste ano, o valor da fatura mensal já passava de R$ 113 mil.
De acordo com dados do CIS, Rogério é o primeiro prefeito a liberar serviços credenciados a população, tais como tomografias, ressonâncias magnéticas, densiometrias, raios x panorâmicos, e outros exames de alta complexidade, ultrapassando, pela primeira vez, a cota de serviços paga ao Consórcio. Isso sem levar em conta as consultas especializadas, que são de responsabilidade do Governo do Estado.
De acordo com o prefeito, isso mostra que o sistema municipal de saúde já deu sinais claros de avanço. Muitas conquistas nos últimos meses dão prova disso. Contratação de médicos, mais consultas e exames realizados e mais remédios distribuídos. Agora, o que ele busca é fazer com que esses recursos beneficiem, cada vez mais, um maior número de pessoas.
No Congresso, o prefeito e os técnicos irão participar de oficinas, cursos e mesas redondas com o objetivo de discutir e trocar experiências a fim de aprofundar questões sobre a política de saúde, visando o aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí