Postar no X
O prefeito Rogério Lorenzetti esteve reunido na manhã de hoje (09/07) com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), do 8º Batalhão de Polícia Militar e de uma empresa de Maringá especializada em soluções via rádio, para discutir a implantação de um sistema de vídeo monitoramento urbano em Paranavaí.
Na primeira reunião, foi discutida a instalação de um sistema de rede sem fio (wireless) na cidade, que dará suporte para 12 câmeras. O projeto pode ser ampliado futuramente, permitindo a instalação de novos equipamentos.
O principal objetivo é inibir ações criminosas em logradouros públicos através da vigilância 24 horas por dia. As câmeras terão um sistema anti-vandalismo. O sistema já é usado em outras cidades do Paraná, entre elas Foz do Iguaçu e Apucarana, que já verificam redução nos índices de violência.
Silvia Arcoverde, secretária de Desenvolvimento Urbano, lembra que ainda existe um longo caminho até a instalação dos equipamentos. “O projeto ainda depende de uma liberação do departamento jurídico do município. Após isso, haverá o processo de licitação. A empresa que participou da reunião ainda não é a empresa que ficará responsável pelo desenvolvimento do projeto. Eles vieram até aqui para explicar todo o funcionamento desse sistema, já que é algo novo para todos nós”.
Durante a reunião também foram discutidos os locais onde ficarão a central de monitoramento, que receberá os sinais de vídeo das câmaras, a torre central e os pontos da cidade onde serão instaladas as câmeras. Entre os pontos sugeridos estão: terminal rodoviário urbano (Praça Brasil), Avenida Paraná, área central da cidade, Jardim São Jorge (próximo ao Centro de Eventos), rotas de entrada e saída da cidade.
Estiveram presentes na reunião a major Audilene Dias Rocha, os tenentes Ricardo Braz e Ricardo Gral, todos do 8º BPM, a secretária Silvia Arcoverde, o engenheiro eletricista da Sedur, Fábio Havro de Sá, Renato Barbiero, representante da empresa especializada em monitoramento, e Eli Antonio, representante da Aciap, que será parceira no projeto.
Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí