Postar no X
O prefeito Rogério Lorenzetti percorreu nesta terça-feira (28) diversos bairros do município para avaliar os estragos causados pelas chuvas dos últimos dias. De acordo com o Iapar (Instituto Agronômico do Paraná), foram mais de 110 mm de chuva das 9 horas da segunda-feira até às 9 horas desta terça-feira. Isso sem contar os quase 65 mm de chuva que caíram na cidade no último final de semana.
A vistoria foi acompanhada pela diretora técnica da Secretaria de Infraestrutura, engenheira Lídia Mikie Ota, e pelo chefe de divisão, Osvaldo Assunção, e percorreu os bairros Santos Dumont, Jardim Ipê, Vila Operária, Vila Alta, Jardim Ouro Branco, Chácara Jaraguá, Distrito Industrial e outros pontos da cidade.
No Jardim Santos Dumont, o grupo visitou a Rua Antônio Lemes, onde uma valeta aberta para a construção de galerias pluviais acabou virando uma cratera bem no meio da rua. A engenharia da Secretaria de Infraestrutura já vem, desde segunda-feira, mantendo contato com a empresa que será notificada oficialmente na manhã desta quarta-feira sobre o problema.
No Jardim Santos Dumont, o grupo visitou a Rua Antônio Lemes, onde uma valeta aberta para a construção de galerias pluviais acabou virando uma cratera bem no meio da rua
A empreiteira havia alegado falta de pagamento, mas de acordo com a Secretaria Municipal de Gestão Pública o valor referente à primeira medição da obra está a disposição da empresa desde março deste ano. O pagamento das outras duas parcelas já está em tramitação no Ministério das Cidades e aguarda liberação.
Na manhã desta terça-feira o prefeito determinou aos técnicos da Seinfra que colocassem sacos de areia ou entulhos no local como medida emergencial para impedir que a cratera aumentasse. A equipe da empresa responsável pela obra de drenagem continua trabalhando no local fazendo com que a água da chuva seja desviada da cratera.
Um outro ponto vistoriado pelo grupo foi o cruzamento da Rua Bahia com a Antônio Vendramin, no Jardim Ouro Branco. Lá, os técnicos averiguaram que as novas bocas de lobo construídas foram suficientes para drenar a chuva que costumava deixar o local intransitável. No mesmo local, um flagrante do descaso dos moradores: uma boca de lobo quase entupida com garrafas pets e folhas.
Rogério ainda determinou aos técnicos da Seinfra que, enquanto houver chuva, continuem vistoriando o sistema de captação de água por todo o município e, sobretudo, os locais que acabaram de receber obras de recapeamento. Na opinião do prefeito, alguns bairros do município poderiam ter sido muito mais afetados se não fossem os trabalhos contínuos de construção e limpeza de bocas de lobo e cascalhamento de ruas realizados pela Seinfra com o objetivo de preparar a cidade para o período das chuvas. Só entre os meses de junho e julho foram investidos cerca de R$ 80 mil com serviços de cascalhamento.
Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí