Postar no X
Ao som do Projeto Filosofia do Samba, paranavaienses se reuniram no saguão da Prefeitura de Paranavaí para a assinatura de dois projetos de lei de fundamental valor para a comunidade negra do município.
O primeiro sugere a doação de um imóvel para as futuras instalações do Centro de Promoção da Igualdade Racial, o outro prevê a instituição de 20 de novembro como Dia Municipal da Promoção da Igualdade Racial e Valorização da Cultura Negra.
O prefeito Mauricio Yamakawa ressaltou a importância dos dois projetos de lei encaminhados para a Câmara de Vereadores ao lembrar da influência da cultura negra ao longo de toda a história do povo brasileiro. “Que nesse dia todos possamos cultivar no seio da comunidade os valores culturais que os negros nos deixaram. Precisamos, a cada dia, criar consciência entre os cidadãos, para que haja respeito entre os diferentes povos e, assim, tenhamos vida em harmonia.”
Para o presidente da Associação Negritude de Promoção da Igualdade Racial (Anpir), Celso José dos Santos, a iniciativa é um marco histórico para Paranavaí e mostra a preocupação do prefeito Mauricio Yamakawa em promover, de fato, a igualdade entre diferentes culturas. Ele agradeceu Yamakawa por assinar os dois projetos de lei e destacou a necessidade de haver, todos os anos, atividades de promoção da igualdade racial.
A solenidade de assinatura dos projetos de lei marcou o início das atividades da 12ª Semana Negritude e 2ª Semana África Brasil. Houve, à noite, sessão especial na Câmara de Vereadores para uma homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra. Nesta sexta-feira, as atividades continuam, com o 4º Jantar Afro-Brasileiro às 20h30 na Associação São Lucas. No sábado, às 10h, será realizada uma partida de futebol na Associação São Lucas entre africanos de Guiné Bissau e afro-brasileiros; às 15h, no Bar do Carlinhos, haverá Samba na Vila, com Filosofia do Samba; e às 19h, Soprão Solidário, também no Bar do Carlinhos.
Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí