Postar no X
Numa reportagem de Francisco Cordova, o Jornal Folha de Notícias desta semana trouxe uma denúncia sobre o estado de conservação da Praça da Xícara.
Para ler a matéria completa, clique no link no final deste texto
A Praça Dr. Sinval Reis foi inaugurada em 23 de novembro de 1964 e reconstruída em 1991 e simboliza a memória dos tempos áureos dos cafezais na região noroeste.
Recentemente o chafariz em forma de xícara foi reativado, se tornando mais uma atração na cidade ajudando a resgatar a história de nosso município. Mas há muitos anos que os cidadãos de Paranavaí reclamam que a praça está precisando de manutenção completa e não apenas superficial como as que vêm sendo realizadas. E se alguma manutenção é feita certamente está sendo insuficiente.
Só para começar, é notória a falta de segurança no local: Muitas pessoas se recusam a passar pela Praça da Xícara, principalmente a noite, por terem medo. No local encontram-se indigentes ou desocupados que ficam embriagando-se ou mesmo drogando-se, usam a praça como banheiro fazendo em qualquer canto suas necessidades fisiológicas, alguns mexem com as pessoas que transitam pela praça, outros fazem atos obscenos, há ainda aqueles que aproveitam para roubarem.
Há lixo por toda parte, sacos plásticos, garrafas de refrigerantes e de bebidas alcoólicas, papéis. A Praça também sofre com a ação de vândalos, que além de destruírem os bancos, quebram as luminárias rebaixadas e até mesmo o busto do Dr. Sinval Reis que dá nome à praça já foi alvo de vândalos diversas vezes.
Fonte: Folha de Notícias