Paranavaí vai receber prêmio nacional de cultura


  

Paranavaí mais uma vez se destaca no movimento cultural do Brasil. Tanto que acaba de ser contemplada com o Certificado e Medalha de Ouro do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais – RD – INBRASCI – MG.

A homenagem foi confirmada em correspondência da governadora do Instituto em Minas Gerais, Andréia Donadon Leal.

O prefeito Mauricio Yamakawa recebeu a informação da presidente da Fundação Cultural, Zeli do Carmo de Souza. Ele creditou prêmio à competência do movimento cultural paranavaiense e trabalho da Fundação. Também homenageou os criadores do FEMUP. No seu comunicado a governadora destaca que a homenagem se justifica por tratar-se de um dos mais antigos festivais culturais do Brasil que reúne poesia, música, conto e declamação. E continua que o FEMUP se destaca pelas atividades relevantes no campo da literatura e da cultura nacional.

A presidente lembra que a medalha e o diploma do INBRASCI – Minas Gerais é o reconhecimento feito às pessoas ou entidades que contribuíram efetivamente para a valorização da cultura do país. Zeli dividiu o prêmio com a comunidade cultural de Paranavaí. Lembrou que o FEMUP se fortalece a cada ano, trazendo talentos consagrados e revelando artistas para o Brasil. No ano passado 23 estados e mais de 50 cidades estiveram representados no FEMUP. “Estamos mostrando com ações e resultados que a Fundação Cultural permanece fazendo um grande trabalho na cidade, dando suporte para os artistas e revelando talentos através das escolas e oficinas”, concluiu.

Resultado do trabalho – Para o prefeito Mauricio Yamakawa o reconhecimento é resultado do trabalho. Conforme lembra, Paranavaí tem investido nos seus eventos e criando oportunidades que divulguem a cidade por todo o Brasil. Além do FEMUP, a cidade viu eventos como o Congresso Brasileiro da Mandioca, Jogos da Juventude e Jogos Universitários, bem como o Encontro de Profissionais de Odontologia do Paraná. Todos eles têm em comum o fato de levarem à frente o nome de Paranavaí, o que o FEMUP faz com talento e arte há 43 anos, conclui o prefeito.

O FEMUP acontece neste ano nos dias 13, 14 e 15 de novembro no Teatro Municipal Doutor Altino Afonso Costa. Paralelo ao festival de música tem o 40 Concurso Literário de Contos. Nesta edição o festival inova na premiação. Ao todo serão mais de R$ 31 mil em prêmios. Na fase nacional, que antes premiava até o 3 lugar, agora vai contemplar até o 5 colocado.

Já na fase regional serão contemplados os três primeiros lugares. Entre os declamadores serão contemplados os cinco primeiros e os demais igualmente ganham prêmios em dinheiro. A ajuda de custo para os artistas será proporcional à distância das suas cidades até Paranavaí. Prêmio é o primeiro passo para consolidação nacional, avalia Paulo César – Tradicional nome do movimento cultural paranavaiense, o músico Paulo César de Oliveira ficou feliz com a homenagem que o FEMUP receberá do INBRASCI.

Defensor de que o festival tenha reconhecimento nacional proporcional à importância na cultura brasileira, Oliveira entende que esse prêmio vindo de um centro tão importante, pode conferir ao FEMUP um espaço nacional maior, através do Ministério da Cultura. Ele entende que o festival tem qualidade e potencial para ser reconhecido como um patrimônio da cultura de todo o Brasil, ganhando nova projeção e atraindo ainda mais artistas. Com a experiência de quem acompanha o FEMUP desde a sua segunda edição, o músico do Grupo Gralha Azul avalia que esta é uma homenagem aos fundadores e a todos os que garantiram a sua sobrevivência e importância há 43 anos.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto