Paranavaí teve redução de 23% no atendimento de vítimas de acidentes de trânsito, aponta Corpo de Bombeiros


  

Um levantamento divulgado pelo comando do Corpo de Bombeiros de Paranavaí revelou a redução de 23% no número de atendimentos de vítimas de acidentes de trânsito entre janeiro e setembro deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado.

Na opinião do comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente César Perdoncini, a diminuição expressiva deste tipo de ocorrência é reflexo de duas importantes ações que foram adotadas pelas autoridades locais nos últimos meses. “Não existe um estudo aprofundado, mas acreditamos que este cenário se deve em grande parte ao trabalho da Polícia Militar, que tem intensificado a fiscalização de motoristas alcoolizados através de blitze, e também a utilização da fiscalização eletrônica de velocidade, através do radar. Porque, querendo ou não, os motoristas tem reduzido a velocidade nas vias. E uma pessoa que colide seu veículo a 30 km/h tem uma chance muito menor de se machucar do que outra que bate a 60 km/h”, observa o comandante.

A constatação de Perdoncini é confirmada com o relatório divulgado pela PM em setembro. O levantamento, que comparou os índices de janeiro a meados de setembro de 2014 com o mesmo período de 2013, apontou aumentos de 454% no número de flagrantes de embriaguez ao volante, 88% em autos de infração (multas aplicadas pela PM) e 180% no número de veículos apreendidos. A alta nesses segmentos, no entanto, veio acompanhada de uma boa notícia: a redução em 22% no número de acidentes, que caiu de 720 para 564 no mesmo período.

Na época em que os números foram divulgados, o 1º Tenente da PM, Ricardo Cesar Gral, confirmou que a intensificação das fiscalizações tem sido a principal ferramenta utilizada pela Polícia Militar para reduzir os acidentes de trânsito no município. Segundo ele, essas fiscalizações são voltadas principalmente para a prevenção de crimes e acabam por refletir positivamente na questão do trânsito, reduzindo o custo social das infrações.

Na ocasião, o tenente também salientou que a fiscalização eletrônica (radar) vem colaborando para a diminuição da velocidade dos veículos e que isso interfere diretamente na redução do número de acidentes.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto