Paranavaí terá nove locais monitorados pelo sistema de videomonitoramento


  

Representantes da 8.ª Subdivisão de Polícia Civil (8.ª SDP), do 8º Batalhão de Polícia Militar, do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), e o engenheiro eletricista da prefeitura de Paranavaí, Fábio Havro de Sá, voltaram a se reunir hoje, 09/04, para discutir detalhes do sistema de videomonitoramento que deve ser instalado ainda este ano em Paranavaí com o objetivo de monitorar o patrimônio público do município e reduzir os índices de criminalidade na cidade. O projeto físico, que já está em fase final, deve passar nos próximos dias pela aprovação do prefeito Rogério Lorenzetti e da Câmara Municipal antes de ser licitado.

Veja também: Prefeitura, Conseg e 8º BPM definem os setores que serão monitorados na cidade

Na ocasião, foi definida a manutenção dos nove locais (setores) que serão monitorados 24 horas por dia (veja lista abaixo) e uma possível alteração nos pontos de câmeras na área central da cidade, para que o monitoramento seja ainda mais eficiente. A localização da torre central de transmissão também já foi definida e será instalada na área da Paróquia São Sebastião.

O sinal da torre central será transmitido para o centro de controle que será localizado no 8º Batalhão de Polícia Militar e será repetido para a Ditran (Diretoria de Trânsito) que também vai auxiliar na fiscalização. As câmeras escolhidos para o sistema são anti vandalismo de alta resolução, possibilitando inclusive a identificação da placa de um automóvel a mais de 3 km de distância.

Segundo o tenente coronel Geraldo Moliani, o sistema de monitoramento reduziu drasticamente os índices de criminalidade em muitas cidades brasileiras e a Polícia Militar vai trabalhar juntamente com esta tecnologia de ponta para que aconteça o mesmo em Paranavaí.

“Temos que parabenizar o Poder Executivo por este projeto inédito na nossa região e que será muito positivo para reduzir os índices de criminalidade na nossa cidade”, destacou Jesus Penhas, presidente do Conseg.

Para o delegado Ítalo Sega, o projeto está caminhando com muita rapidez em comparação com outros municípios. “Esse sistema será de fundamental importância para a Polícia Civil. Ele ajudará nas investigações dos delitos e servirá de prova para muitos casos como roubo de veículos e tráfico de drogas”, ressaltou.

O grupo deve voltar a se reunir novamente durante este mês depois que o projeto passar pela análise do chefe do executivo.

Confira os locais que serão monitorados:
- Região do Ginásio Noroestão
- Região da rotatória da Av. Martin Luter King e Av. Heitor Furtado
- Região do Bosque Municipal, na Vila Operária
- Região da rotatória da Praça Portugal e avenidas Paraná e Heitor Furtado
- Região da rotatória das avenidas Paraná e Parigot de Souza
- Região do Terminal Urbano Rodoviário
- Região central da cidade (Getúlio Vargas, Manoel Ribas e ruas transversais)
- Região da Praça dos Pioneiros
- Região da Praça dos Expedicionários, no Jardim São Jorge

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto