Postar no X
Nos primeiros seis meses de 2013, Paranavaí registrou um total de 369 acidentes de trabalho, sendo 356 acidentes leves (incapacidade temporária) e 13 graves, dentre eles três óbitos. O número já é maior do que a quantidade de acidentes registrados durante todo o ano de 2012, quando aconteceram 310 acidentes (sendo 13 graves).
Os números são da Coordenação Municipal da Saúde do Trabalhador e foram divulgados nesta semana, quando é celebrado o “Dia Nacional em Prevenção de acidente de trabalho” (27 de Julho).
Smaida Silva, coordenadora da Vigilância em Saúde do Trabalhador, acredita que o aumento se deve principalmente ao número de acidentes automobilísticos que ocorrem no trajeto entre residência e local de trabalho e que são considerados acidente de trabalho.
“As causas de um acidente podem ser naturais ou por falta de medidas de proteção. Cumprir as rotinas de segurança é fundamental para que ocorra a prevenção aos acidentes de trabalho entre funcionários e crie meios para melhorar e humanizar o ambiente corporativo, o que torna os profissionais mais saudáveis, respeitados, motivados e produtivos”, destaca a coordenadora.
Pensando nisso, durante todo o ano o órgão realiza diversas palestras com empregadores e empregados procurando conscientizar as partes sobre a importância do uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) na prevenção de acidentes, diminuindo, assim, a incidência das incapacidades permanentes ou temporárias e óbitos.
Para agendar essas palestras, as empresas devem entrar em contato com a Coordenação Municipal da Saúde do Trabalhador por meio do telefone 3902-1137.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí