Paranavaí produz mais de 60 toneladas de lixo por dia


  

Prefeitos e representantes de diversos municípios vizinhos de Paranavaí, incluindo o prefeito Rogério Lorenzetti, a secretária do Meio Ambiente, Eloíza Felippe Mendes, lideranças e autoridades municipais, visitaram ontem (quarta-feira) o aterro sanitário municipal. A visita faz parte da agenda de eventos em comemoração a semana do Meio Ambiente.

Paranavaí produz hoje mais de 60 toneladas de lixo por dia. “Consideramos este um número grande para o município”, destacou Alceu Manfrão, gerente local da empresa Transresíduos, responsável pela coleta de lixo da cidade. Acompanhados por técnicos, as autoridades visitaram o aterro sanitário controlado de Paranavaí, um dos poucos do Paraná a estar dentro das normas técnicas.

“Muitos dos prefeitos que estiveram presente não possuem esse tipo de aterro em seus municípios e vieram até aqui para conhecer os custos e a forma de se operar um aterro como este”, observou Rogério. O prefeito ofereceu uma parceria para que as cidades próximas possam fazer convênio e utilizar o local, de acordo com a lei, ao invés de implantar um novo. “Essa é uma obra cara. A manutenção chega a aproximadamente R$ 30 mil mensais. Muitos municípios não têm condições de bancar isso, por isso a ideia da parceria”, explicou ele.

Após a visita, a caravana seguiu para Cianorte, onde conheceu o sistema de coleta seletiva de lixo, que, segundo Eloíza, está sendo estudado para ser implantado em Paranavaí. “Grande parte do material encontrado no aterro de Paranavaí é material reciclável que pode ser reaproveitado. Já estamos fazendo um estudo nesse sentido para implantar este tipo de coleta em nossa cidade”, afirmou a secretária.

Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto