Paranavaí fica com a 19ª posição no estado e registra o melhor novembro dos últimos três anos


  

Paranavaí encerrou o mês de novembro com 1.015 admissões e 914 demissões de trabalhadores com carteira assinada, um saldo positivo de 101 vagas formais de trabalho. É o melhor resultado para este mês desde 2011, quando o município teve um saldo positivo de 107 postos. Os dados são do mais recente balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quinta-feira (18/12) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Nele, Paranavaí aparece na 19ª posição na geração de empregos formais no estado do Paraná, a frente de Londrina, Campo Mourão, Cianorte, Toledo e Apucarana, que ficaram com saldo negativo no período. Dos 60 municípios do estado que aparecem no ranking do Caged, 22 tiveram saldo negativo de empregos em novembro.

O Brasil também perdeu fôlego e registrou o pior resultado para um mês de novembro desde 2008. Foram 8,4 mil vagas este ano, contra 47,5 mil vagas em novembro do ano passado. Ou seja, em novembro deste ano, houve queda de 82% na comparação com o mesmo mês de 2013.

Em Paranavaí, por outro lado, houve aumento de 44% em comparação com novembro de 2013, quando o município registrou a criação de 70 postos de empregos formais. Na comparação com outubro deste ano, o aumento no saldo positivo foi ainda maior, 274%.

Os setores de atividade que mais contribuíram para o resultado de novembro foram Comércio (+116 postos) e Agropecuária (+26 postos). “O que vemos é, cada dia mais, Paranavaí se consolidando como polo regional, com um comércio que atrai compradores da região Noroeste e sul do Mato Grosso do Sul”, observa Carlos Henrique Scarabelli, secretário de Desenvolvimento Econômico.

Acumulado do Ano – No acumulado de janeiro a novembro deste ano, Paranavaí já gerou 1.301 novos postos de trabalho com carteira assinada, um crescimento de 18% se comparado com o mesmo período de 2013, quando o município criou 1.104 novos postos. Com a atualização do Caged, estima-se que Paranavaí tenha atualmente 22.316 trabalhadores com carteira assinada.

“Esses números mostram que a nossa economia, diversificada e em desenvolvimento, dá sustentação à geração de emprego e renda. Temos que continuar investindo sempre na qualificação profissional e na atração de novos investimentos, além da ampliação do nosso parque industrial e no fortalecimento do comércio, através da diversificação e da nossa condição de cidade polo”, salienta o prefeito Rogério Lorenzetti.

Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí






Design by Gustavo Picoloto