Postar no X
Uma proposta arrojada do prefeito de Paranavaí, Mauricio Yamakawa, a construção do Centro Cívico avançou mais um passo nesta semana.
A visita do arquiteto Paulo Henrique Molinari, do Departamento de Engenharia e Arquitetura do Tribunal de Justiça do Paraná, resultou em uma avaliação prévia positiva dos três locais onde o Centro Cívico poderá ser construído.
Agora, o arquiteto fará um relatório que será analisado pelo Tribunal de Justiça do Paraná. A partir de então, será possível dizer qual área é tecnicamente viável para a construção do novo Fórum e, sucessivamente, dos outros poderes e órgãos públicos. A intenção é que a estrutura seja suficientemente ampla para aglutinar os três poderes, órgãos públicos e ainda criando um novo pólo de desenvolvimento da cidadania, inclusive com comércio e serviços. O município aguarda a conclusão do relatório para fazer a negociação da área escolhida.
Assim que o local estiver definido, o prazo para o início da obra deve ser de um ano, já que será necessário elaborar o projeto e dar início aos trâmites da licitação para a construção do prédio. Os recursos para a obra do Fórum já estão reservados e o Tribunal de Justiça do Paraná tem pressa para começar os serviços.
A idéia do Centro Cívico surgiu de uma conversa do prefeito Yamakawa com representantes do Poder Judiciário. Os juízes precisam ampliar a sede do Fórum e, daí, a proposição de partir para um novo projeto, inédito em termos de interior do Paraná. Só há centro cívico nestes moldes na capital.
Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí