Postar no X
A Prefeitura de Paranavaí (Departamento de Fiscalização Tributária) realizou uma reunião com o sindicato dos contabilistas para repassar as informações referentes ao novo sistema para escrituração contábil.
De acordo com Roberto Satin Inácio, do Departamento de Fiscalização da Prefeitura, os benefícios para os contadores dizem respeito a um controle maior das movimentações da empresa, bem como da possibilidade de tirar relatórios freqüentes das mesmas, já que o software poderá ser acessado em tempo real.Antes, cada escritório tinha seu software e a prefeitura não tinha os dados padronizados. Cada escritório poderá continuar com o seu sistema, mas deverá importar as informações para o Livro Eletrônico, que é bastante completo.
O software passou por uma fase experimental antes de ser adotado oficialmente pela prefeitura. Nos meses de outubro, novembro e dezembro a escrituração será feita de forma simplificada, centrada apenas no valor da movimentação financeira referente aos serviços.
A partir de janeiro do próximo ano a escrituração deverá ser feita de forma completa, envolvendo assim mais dados. Vale lembrar que as empresas que não optaram pelo Simples Nacional poderão emitir a guia para recolhimento ISS (Importo Sobre Serviço) através do Livro Eletrônico.
As empresas tomadoras de serviços que estiverem obrigadas a efetuar a retenção do ISS deverão procurar o departamento de Fiscalização Tributária para fazer o cadastro, pois estarão obrigadas a efetuar a retenção através do novo software.Serviço: Os contadores que ainda não estão cadastrados na Prefeitura podem obter mais informações sobre os procedimentos ligando na Prefeitura (3421-2323) nos ramais 1410/1411 ou ainda 1407.
Fonte: Departamento de Imprensa - Prefeitura do Município de Paranavaí