Postar no X
A partir de março, entra em vigor a nova lei que dispõe sobre a coleta de lixo em Paranavaí. De acordo com os termos legais, as empresas consideradas grandes geradoras de lixo orgânico serão responsáveis por fazer a coleta e dar a destinação correta para os resíduos sólidos. Encaixam-se na categoria de grandes geradoras as empresas que ultrapassam 200 litros de lixo por coleta ou 600 litros por semana.
Até meados de fevereiro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) terá concluído um levantamento para identificar quais são as empresas de Paranavaí que extrapolam a quantidade de lixo prevista na lei. Tais empresas serão orientadas sobre como proceder para fazer a coleta e a destinação dos resíduos.
Por enquanto, algumas reuniões têm sido realizadas com representantes das grandes geradoras de lixo e algumas já estão se adequando à lei, fazendo a devida separação de materiais recicláveis do lixo comum.
Edson Hedler, que responde interinamente pela Sema, disse que empresários podem solicitar visitas de técnicos do município para orientações sobre a lei de coleta e destinação de lixo. Basta ligar para 3902-1045 ou 3902-1046. “Estamos dando um tempo para eles se adequarem e para que elaborem um plano de gerenciamento de resíduos, explicando o que fazem com o lixo, qual a caracterização, qual a quantidade produzida e que destinação tem”, informou Hedler.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social - Prefeitura do Município de Paranavaí